quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Castanhas e Nozes – Benefícios


As oleaginosas são plantas ricas em óleos e gorduras. Entre as sementes oleaginosas estão as castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, entre outras. Além de conterem muitas calorias, essas sementes também são carregadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como as gorduras monoinsaturada e poli-insaturada, vitaminas e minerais (Fonte: Wikipedia).
O consumo de oleaginosas ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim e aumento do colesterol bom. Além disso, aumentam as defesas do organismo, melhoram a circulação sanguínea e previnem as doenças do coração. Algumas dessas castanhas possuem propriedades específicas que também são benéficas para a saúde.
Vejamos um pouco mais sobre as diferentes sementes oleaginosas e seus benefícios para o bom funcionamento do corpo humano.
Nozes
As nozes, por serem alimentos bastante calóricos, são fonte importante de energia. Além disso, são ricas em vitamina E, potássio e proteínas vegetais. Outro importante componente das nozes é o fitosterol, que regulas os níveis de colesterol no sangue e contribui na vasodilatação. Por isso, o consumo regular de nozes melhora a circulação sanguínea e evita o entupimento das artérias.
Castanha-do-Pará
As castanhas-do-pará são ricas em ômega 3, magnésio e selênio. O selênio, além de funcionar como antioxidante é responsável pela reabsorção do colesterol. Assim, a ingestão de castanhas-do-pará ajuda na eliminação do colesterol ruim pelo organismo, além fornecer nutrientes fundamentais para a saúde.
Avelãs
As avelãs possuem quantidades consideráveis de Vitamina E, fósforo, potássio e cálcio. Esses nutrientes contribuem para as trocas celulares, melhorando o funcionamento do organismo. Além disso, são ricas em ácidos graxos insaturados, essenciais na prevenção de doenças cardiovasculares.
Pistache
Entre as sementes oleaginosas, o pistache é o que tem mais substâncias antioxidantes. Ele possui luteína, um importante auxiliar no combate aos radicais livres, bem como betacaroteno, que também atua como antioxidante. Assim como as nozes, o pistache também possui fitosteróis, que melhoram a circulação sanguínea como um todo.
Consumo de Oleaginosas
Por seus vários benefícios para a saúde, as sementes oleaginosas devem estar presentes em uma dieta saudável e equilibrada. No entanto, é preciso lembrar que todas elas são ricas em calorias e devem ser consumidas em pequenas quantidades, para evitar o ganho de peso indesejado. Os especialistas recomendam a ingestão diária de 2 gramas desses alimentos por dia, para evitar as doenças do coração. O ideal é diversificar o consumo, misturando vários tipo de castanha e comer em pequenas quantidades. Também é possível acrescentar as oleaginosas em outros alimentos, como arroz e saladas.

Fonte: Receita Natural
Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário