quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pistaches: Sabor marcante e benefícios à saúde


Os Pistaches apresentam alta qualidade e sabor único. Além disso, apresentam nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo e um tipo de gordura que ajuda a reduzir o nível do colesterol ruim. O produto traz benefícios à saúde e podem ser consumidos sozinhos, como aperitivo, ou usado para fazer sorvetes, doces e salgados.
O fruto é rico em fitosterol, substância que está diretamente associada à redução do nível do colesterol e que é um aliado na prevenção de certos tipos de câncer. Por isso, devem ser incluídas na alimentação diária. Evidências científicas demonstram que mudar para uma dieta rica em gordura monosaturada, sem diminuir a gordura total, é um ato positivo para a saúde.
O pequeno pistache é fonte de muitos nutrientes importantes (ver tabela abaixo), como cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio, zinco e vitaminas A, B-1 (tiamina), B-6. O produto também é rico em fibra, sendo que uma porção de pistache tem mais fibras do que meia xícara de brócolis ou espinafre.
Para preservar todas as substâncias do fruto são tomados cuidados extremos desde a plantação, colheita, tostagem até o empacotamento. Os pistaches são processados dentro de 12 a 24 horas após a colheita, evitando-se assim, que as cascas não fiquem manchadas. A indústria californiana investe milhares de dólares em equipamentos para processamento rápido de seus pistaches, tendo como objetivo manter a qualidade do produto.
Os frutos devem ser armazenados em recipientes hermeticamente fechados.
Caso contrário, absorvem a umidade do ar e podem perder a crocância.
Se forem mantidos em geladeira ou no freezer, duram mais de um ano.

Tabela Nutricional do Pistache

Vitamina A – Auxilia a visão noturna, estimula a produção das células do corpo e do tecido.

Vitamina B-1 (Tiamina) – Ajuda as células a produzirem energia por meio do carboidrato.

Vitamina B-6 – Auxilia na produção de proteínas, que são usadas na criação de células do corpo. A vitamina B-6 ajuda na produção de importantes substâncias químicas, como insulina, hemoglobina e anticorpos que combatem às infecções.

Cálcio – Essencial para a formação de dentes fortes, contrações musculares (inclusive as do coração), atuando no bom funcionamento das funções nervosas.

Cobre – Ajuda as células a produzirem energia e atua na produção de hemoglobina que transportam oxigênio no sangue.

Vitamina E – Mantém células e tecidos saudáveis e age como anti-oxidante, podendo prevenir doenças coronárias e o câncer.

Ferro – Fundamental no transporte de oxigênio para as células.

Magnésio – Componente de ossos saudáveis e parte importante de mais de 30 enzimas que regulam muitas funções corporais, como a contração muscular.

Fósforo – Regenera células e é importante na otimização do emprego de carboidratos, proteínas e gordura pelo corpo.

Potássio – Vital para contração muscular e impulsos nervosos. O potássio ajuda a manter os músculos mais firmes das pessoas que fazem exercícios regularmente.

Selênio – Atua no crescimento de células e age como anti-oxidante junto à vitamina E, protegendo as células de danos que podem levar às doenças coronárias e câncer

Zinco – Essencial para o crescimento. Promove a reprodução celular e o crescimento de tecidos, reparando e cicatrizando feridas.

Fonte: Clic Negócios
Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário