terça-feira, 27 de maio de 2014

Gérmen de trigo: 10 motivos para consumi-lo diariamente


Além de regular o intestino e fortalecer a imunidade, alimento ajuda na perda de peso

O gérmen do trigo é a menor parte do grão. Mas não é por ser pequeno que deve ser desprezado, já que ele é também a parte mais nobre do trigo. Altamente nutritivo, o gérmen de trigo oferece mais proteína para o organismo do que a carne e é o alimento mais indicado para quem consome álcool em excesso ou ainda sofre com colesterol alto.

Segundo a nutricionista Priscila Lesse, o gérmen de trigo é tão rico em nutrientes e vitaminas que deveria ser consumido diariamente como ingrediente indispensável para a boa saúde.

“Para quem precisa perder peso, o gérmen de trigo auxilia na absorção e eliminação de gorduras e, por ser muito rico, confere grande sensação de saciedade”, afirma a profissional.

O grãozinho tem cor marrom ou dourada e é comumente encontrado na versão torrada ou em óleo. O óleo é extraído a frio para manter as propriedades naturais e por isso tende a custar um pouco mais caro. Mas, ainda assim, não é nada se comparado aos inúmeros benefícios que oferece. “É uma das principais fontes naturais de vitamina E e do complexo B, fundamental para o bom desenvolvimento dos tecidos conjuntivos e muscular e essencial para toda a saúde dos tecidos epiteliais”, diz Lesse.

As mulheres têm ainda mais motivos para incluir esse poderoso ingrediente à dieta. “Consumir o gérmen de trigo regularmente ajuda a regularizar os ciclos menstruais, porque seus nutrientes atuam diretamente nas glândulas sexuais, interferindo positivamente na produção de hormônios e na fertilidade”, revela a nutricionista.

Benefícios do gérmen de trigo

Confira 10 razões elencadas pela especialista para o gérmen de trigo nunca mais sair da sua mesa:

1. Poderoso antioxidante, auxilia na hidratação das células do corpo
2. Essencial para manter a pele saudável
3. Melhora a digestão e o funcionamento dos intestinos
4. Ajuda a reduzir as toxinas do corpo
5. Boa fonte de ômega 3, o que ajuda a controlar os níveis de colesterol
6. Ajuda na prevenção de câncer intestinal
7. Combate o envelhecimento precoce
8. Fortalece o sistema imunológico
9. Ajuda a manter saudável todo o sistema cardiovascular
10. Ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue

Como consumir: sugestões

Por ter um gosto um pouco amargo, recomenda-se utilizar o ingrediente combinado com outros alimentos, como por exemplo:

batido junto com sucos de frutas;
misturado no iogurte;
no preparo de pães;
bolos e bolachas caseiros.

O óleo de gérmen de trigo pode ser utilizado para temperar saladas ou para finalizar refogados.

Nutrição garantida

A quantidade de nutrientes contidos no gérmen de trigo parece interminável. Ele contém mais ferro e potássio do que qualquer outro tipo de alimento. Outros nutrientes encontrados em grandes quantidades são: riboflavina, cálcio, zinco, magnésio e vitaminas A, B1 e B3.

Devido ao alto teor em vitaminas do grupo B, entre as quais a presença da B12 torna-o num excelente anti-anêmico, é também rico em ácido fólico um poderoso antioxidante.

Para doentes diabéticos, a presença de vitamina B1 e E diminui a concentração de açúcar no sangue e na urina. O consumo diário de 4 a 5 colheres de sopa de gérmen de trigo deve ser utilizado como complemento à medicação utilizada, poupa a insulina, não a substituindo, mas facilitando a sua absorção a nível celular tendendo a normalizar o metabolismo.

Apresenta na sua composição Auxonas, substância que induz o crescimento, a multiplicação celular e regeneração dos tecidos. O consumo de vitamina B1 sem a presença de auxonas conduz a uma degeneração óssea e ao envelhecimento prematuro, daí que a sua presença em quantidade suficiente diminui a duração de estados convalescentes, aumenta o processo de renovação celular e de tecidos.

Assim conserva a juventude e a saúde geral. É durante o sono que as propriedades regenerativas do gérmen de trigo são mais ativas, não se devendo por isso descuidar a qualidade deste período de descanso.

Outra importante vitamina encontrada no germe de trigo é a vitamina E, que é útil na para combater o envelhecimento precoce das células e prevenir doenças cardíacas. Essa vitamina também ajuda a prevenir coágulos sanguíneos e fortalece o sistema imunológico.

Dessa forma, o germe de trigo é muito benéfico a todos, principalmente aos praticantes de atividades físicas que precisam manter o desempenho máximo. Ele é usado na dieta de atletas que visam melhorar a função cardiovascular e níveis de resistência. Quem precisa ganhar massa muscular também pode, ou melhor, deve incluir o germe de trigo em sua alimentação, pois como vimos, ele contém todos os nutrientes necessários para essa tarefa.

Fonte: Bolsa de Mulher e Portal em Forma
Share/Bookmark

Nove motivos para incluir o painço na dieta


Grão favorece o emagrecimento, dá energia e previne o câncer de mama

Pequeno, redondinho e amarelo, o painço também é chamado de milho alvo e tem sua origem na China. Apesar de ser muito usado para alimentar pássaros, a introdução desse cereal no nosso cardápio ajuda tanto na dieta para controlar do peso quanto na prevenção de diversas doenças. Segundo a nutricionista Joana Lucyk, da clínica Saúde Ativa, em Brasília, o painço pode ser consumido na forma de farinha, como ingrediente de sucos e bolos ou adicionado à comida, assim como se faz com a farinha de linhaça e de banana verde. Confira todos os benefícios que esse grão traz para a sua saúde:

Ajuda a emagrecer e controlar o peso

O painço é uma rica fonte de fibras. "Elas ajudam na digestão e no funcionamento do intestino" afirma nutricionista Daniela Jobst, especialista do Minha Vida. Além disso, esses nutrientes dão mais saciedade, deixando a fome longe por mais tempo e favorecendo o emagrecimento.

Protege o coração

Segundo a nutricionista Joana, o painço é fonte de magnésio, um mineral que ajuda a regular o colesterol e a pressão arterial, fatores que podem diminuir o risco de infarto e outras doenças cardíacas. "No entanto, todos esses benefícios só são aproveitados se acompanhados de uma dieta saudável", lembra a especialista.

Controle do diabetes

"As fibras presentes nesse grão ajudam na absorção de glicose pelo organismo ? uma ótima vantagem para quem tem diabetes", diz Daniela Jobst. Segundo a nutricionista, o magnésio é outro nutriente do painço que está envolvido no controle da glicemia, ajudando o portador de diabetes a controlar melhor a doença.

Ossos fortes

Magnésio, manganês e fósforo são os nutrientes do painço que ajudam a manter os ossos mais fortes. "O fósforo e o manganês participam da formação dos ossos, já o magnésio ajuda na absorção do cálcio, essencial para manter a estrutura óssea forte, prevenindo a osteoporose", explica a nutricionista Joana.

Energia para o corpo

Se você anda muito desanimado e sem disposição, deixe de moleza e invista no painço. Segundo Joana Lucyk, ele é rico em carboidratos e fósforo, nutrientes essenciais para que o nosso corpo tenha mais energia. "Quando ingerimos carboidratos, eles se transformam em moléculas de ATP, responsáveis por dar energia para que nossas células funcionem a todo o vapor", diz a nutricionista. "O fósforo também é indispensável para a formação de ATP pelo nosso organismo."

 Pedras na vesícula

Esse benefício fica a cargo das fibras, que podem evitar o surgimento de cálculo biliar. "Alimentos ricos em fibras, como o painço, diminuem a absorção de gordura e a secreção de bile, protegendo a vesícula dos cálculos", diz a nutricionista Joana.

Câncer de mama

"Assim como a linhaça, o painço possui lignanas, substâncias capazes de regular os hormônios femininos, principalmente na menopausa e em períodos menstruais", diz Daniela Jobst. Com os hormônios regulados e uma alimentação saudável, os riscos de câncer de mama poderão ser bem menores.

Antienvelhecimento

O painço é rico em antioxidantes, essenciais para a varredura de radicais livres no organismo. "Os radicais livres são substâncias constantemente produzidas pelo corpo que danificam as estruturas celulares, comprometendo o seu funcionamento e favorecendo o aparecimento de doenças", diz a nutricionista Joana.

Felicidade em dobro

Fonte de uma substância chamada triptofano, o painço ajuda na produção de serotonina, hormônio responsável pelo bom humor. "O magnésio, também presente no painço, ajuda na conversão do triptofano para serotonina", diz a nutricionista Daniela. Por isso, que come painço tem felicidade dupla, já que ingere tanto o triptofano como também o magnésio.

Como ajuda a perder peso? Por ter uma grande quantidade de fibras, colabora no processo digestivo e dá sensação de saciedade no corpo, o que diminui a fome e faz você comer menos.

A melhor forma de ingerir: pode ser cozido com água fervente e servido como arroz ou usado como farinha no preparo de pães. Fique atenta: o consumo excessivo pode causar diarreia e leva ao ganho de peso. Coma até duas colheres de sopa diariamente.

Fonte:  Minha Vida
Share/Bookmark

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Aprenda a combinar os alimentos


Aprenda a combinar os alimentos e equilibrar a sua alimentação, escolhendo alimentos dos três grupos em cada refeição:

REGULADORES (Alimentos que protegem o organismo)

- Frutas;
- Verduras;
- Legumes.
Obs. Evite usar frutas e verduras na mesma refeição.

 ENERGÉTICOS (Alimentos que fornecem energia)

- Cereais (arroz, aveia, milho, trigo, centeio e derivados);
- Feculentos (batata, mandioca, cará, inhame);
- Mel;
- Óleos vegetais.
Obs. Evite usar cereais e feculentos na mesma refeição.

CONSTRUTORES (Alimentos que participam da formação e regeneração das células)

- Leguminosas (Feijões, Soja, Lentilha, Ervilha, Grão-de-bico, Fava, Tremoço);
- Castanhas (do Pará, de Cajú, Amêndoas, Avelãs, Amendoim, Nozes, Pistache);
- Sementes (Gergelim, Linhaça, Semente de Girassol, Semente de Abóbora).


Fonte: Vida Natural
Imagem: Pes esap
Share/Bookmark

Café de cevada - Muitos benefícios para a saúde


A cevada é um dos cereais mais produzidos no mundo. Possui diversas aplicações. Torrado e em pó, pode ser preparado como café, porém sem cafeína. Por isso, desistir de café não significa que você fica com nada para beber de manhã, e esse hábito pode ser um pouco mais fácil quando um delicioso substituto quente está disponível.

O café de cevada é considerado mais saudável do que o tradicional por não conter cafeína e ainda oferecer todas as propriedades nutricionais e medicinais que o cereal contém. Você encontra o pó de café de cevada em lojas de produtos naturais.

Propriedades nutricionais da cevada

A cevada é um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais selênio e magnésio. O magnésio é um mineral utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos e o selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo todo.

Em 100 gramas de grãos de cevada, encontra-se cerca de 73 gramas de carboidratos, 12 gramas de proteínas, 37,7 miligramas de selênio e 1,94 miligramas de magnésio. Por causa da grande quantidade de fibras, a cevada é considerada um alimento funcional.

Pelo teor de fibras, os integrais são incluídos na categoria dos alimentos funcionais, pois sua utilização dentro de uma dieta equilibrada pode ajudar no funcionamento do intestino, redução do colesterol e do risco de algumas patologias. A ingestão de fibras também é recomendada para quem quer perder peso. O alto teor de ingestão de fibras promove melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos e dá sensação de saciedade, o que reduz a fome.

A melhor maneira de consumir cevada

Coloque meio litro de água para ferver. Quando começar a ferver, adicione duas colheres de sopa de cevada torrada e moída. Adoce a gosto com açúcar demerara ou mascavo.

Virtudes

Hipócrates, o pai da medicina, exaltou as virtudes curativas de suas sementes. Além de fonte alimentícia muito rica em proteínas, manganês, celulose, potássio, cal, amido e dextrina, a cevada é muito recomendada para tratamentos caseiros por ser refrescante, digestiva, diurética, depurativa e reconstituinte.

Cevada torrada e moída

Os grãos de cevada selecionados são torrados e moídos, dando origem ao café de cevada, considerado o melhor substituto do café com o benefício de não conter cafeína, podendo ser consumido por crianças, idosos, gestantes e adultos sem fazer qualquer malefício à saúde. Para cada meio litro de água, adicione duas colheres (sopa) do pó da cevada torrada e moída. Assim que levantar fervura, misture bem e coe. . Adoçar a gosto com açúcar demerara ou mascavo.

Saiba mais

Rica em carboidratos, proteínas e ácido silícico, importante na estruturação dos órgãos dos sentidos e sistema nervoso. Muito recomendada como alimento para atletas, pessoas em fase de crescimento, como restaurador do equilíbrio nervoso e estados de fraqueza intelectual.

Sais minerais, selênio e magnésio

Os sais minerais selênio e magnésio encontrados na cevada em pó exercem uma função eminentemente plástica no organismo, tomando parte na formação dos tecidos que sustentam o organismo, do tecido ósseo e cartilaginoso, e participam da composição dos órgãos internos, glóbulos vermelhos, medula óssea, etc. A deficiência desses minerais pode causar doenças como raquitismo (cálcio) e anemia (ferro).

Cevada x Café

Quem usa a cevada ao invés do café tem muitas vantagens. Uma delas é sua ação antioxidante, que inibe o aparecimento de vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Outra grande vantagem é que a cevada não possui cafeína, um ingrediente ativo do café.  O grande problema é que a cafeína vicia, sendo que o seu consumo em doses elevadas poderá provocar tremores involuntários, bem como aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.


Fonte: Pharmacorum
Share/Bookmark

Fibra de Maracujá


A casca do maracujá, transformada em farinha, ajuda a diminuir a taxa de açúcar no sangue e a impedir que o organismo absorva a gordura dos alimentos
Por pelo menos dois motivos a farinha obtida a partir da casca do maracujá tem chamado a atenção de muita gente: ela ajuda a baixar as taxas de açúcar no sangue (uma boa notícia para quem tem diabetes) e é um excelente bloqueador de gordura, ou seja, impede que o organismo absorva parte da gordura presente nos alimentos - o que é ótimo para quem está querendo perder peso.

A substância responsável pelo poder bloqueador de gordura é a pectina, encontrada em boa quantidade na parte branca da casca da fruta. "Ela funciona como um excelente bloqueador de gordura", diz o químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A ação da farinha da casca do maracujá seria mais suave que a do medicamento Xenical, da Roche, que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo.

"No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade", explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

O efeito emagrecedor da farinha do maracujá, assim como sua capacidade de proteger o coração e baixar as taxas de açúcar no sangue, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. "Após 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas chegaram a eliminar 8 quilos).

Além disso, vale lembrar que a fibra presente na farinha de maracujá promove uma espécie de "faxina" no organismo, ajudando a eliminar toxinas acumuladas no organismo, que prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo. Mas lembre-se: para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber pelo menos 2 litros de água por dia.

A farinha ou fibra de maracujá é, ainda, fonte de várias vitaminas e minerais:

• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
• Ferro: previne anemia e aumenta a vitalidade.
• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
• Fósforo: fortalece ossos, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.

Fonte: Jardim de Flores



Share/Bookmark

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Aveia


O Grão que é uma Verdadeira Benção

Aveia
São tantos os benefícios já comprovados do cereal, que fica difícil descrever todos em apenas um tópico.

Bastam 3 colheres por dia, ou meia xícara de chá, para controlar o colesterol e manter as taxas de açúcar no sangue sob medida. Ainda fortalece as defesas e afugenta os tumores.

Ela é o típico ingrediente que está no topo da lista de qualquer repertório dos Nutrólogos, ou dos especialistas em nutrição.

Foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional – além de fornecer substâncias essenciais ao organismo, ela é capaz de prevenir certas doenças.
As Pesquisas e as Descobertas

Centro de atenção dos pesquisadores, todos querem descobrir o que ela trem de especial. É versátil para o consumo, uma vez que pode ser misturada às saladas de frutas ou folhas, no preparo de massas para pães e biscoitos, nos mingaus e sucos, e outros.

Entre os seus nutrientes, um merece destaque singular. Trata-se de uma fibra mais que especial denominada Betaglucana, que depois de fermentar no intestino grosso é responsável pela a criação de moléculas que atuam no combate a microorganismos nocivos e também reduz o colesterol, dentre outros benefícios.

Um novo estudo da Universidade do estado de Iowa do Estados Unidos, realmente constatou a eficiência dessa fibra no combate aos microorganismos nocivos ao intestino e na redução do colesterol, não só inibindo a produção dessa gordura, como também proporcionando a diminuição da obsorção desta pelo organismo, o que lhe rendeu o título de amiga das artérias.

Há estudos em andamento também sugerindo que o consumo regular do cereal serve para controle da pressão arterial, talvez devido à redução do colesterol.

Os Benefícios Comprovados

Rica em fibras, a aveia é um item obrigatório de quem pretende conservar os níveis de açúcar no sangue sob controle. Isso mesmo, o cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, o hormônio que leva os compostos açucarados para dentro das células. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina.

Não é a toa que o cereal já é um forte aliado para quem sofre de Diabetes tipo 2, uma vez que suas fibras diminuem os picos de glicemia. Como ela prolonga o efeito de saciedade, o organismo entende que não mais precisa liberar glicose, o que ocorreria caso a pessoa ainda não se sentisse plenamente saciada, ou seja, com fome.

Dicas simples para consumo

A recomendação dos nutrólogos é consumir, no mínimo, três colheres de sopa de farelo de aveia por dia, algo equivalente a meia xícara de chá.
Vale polvilhá-lo sobre a salada de frutas ou de folhas, ou usá-lo no preparo de uma massa para bolos, pães ou biscoitos.
Se preferir, invista em quatro colheres de sopa da farinha obtida do cereal.

O excesso de insulina também favorece o depósito de gordura corporal. Uma porção de mamão ou banana salpicada de aveia pela manhã vai impedir que a fome chegue rápido e, o principal, que o indivíduo se exceda no almoço.

Mas os benefícios da aveia vão além de frear a obesidade e o diabete. As poderosas Betaglucanas contidas nela proporcionam um extraordinário papel em nosso sistema imune. Pesquisadores constataram que esse tipo de fibra intensifica a ação das forças imunológicas, diminuindo a chance de sucesso das infecções. Elas ainda modulam as células de defesa que estão envolvidas nos processos inflamatórios. Isso quer dizer que esse nutriente ajuda a impedir inflamações recorrentes – cenário ideal para o desenvolvimento de diversas doenças.

No cereal também encontramos vitaminas e minerais antioxidantes, ou seja, capazes de eliminar os radicais livres que danificam nossas células.

Apresentação do Cereal para o Consumo

Conheça a 3 principais versões para consumo e as características de cada uma.

Flocos: Trata-se do grão prensado integralmente – um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes. A versão de flocos finos – quando eles são submetidos à moagem – é tradicionalmente usada no preparo de sopas, mingaus e tortas.

Farelo: Esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, conta com a maior concentração de fibras Betaglucanas – são 9 gramas para cada 100 do farelo. Pode ser salpicado sobre um prato já pronto, sucos ou ser misturado à massa de pães, bolos, biscoitos e outros.

Farinha: Costuma ser obtida da parte interna do grão e, assim, perde na porção de fibras para o farelo e o floco. É empregada principalmente nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo inclusive uma alternativa mais saudável à farinha de trigo.

E o Que a Aveia Tem?

Conheça os ingredientes que tornam esse cereal tão nutritivo.

Fibras: A aveia contém duas versões da substância: as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.

Vitaminas: Ela é reduto de vitaminas do complexo B - Niacina (Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1) -, fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. Além disso, tem vitamina E, cuja ação antioxidante previne estrago às células causados pelos radicais livres.

Minerais: Ali vamos encontrar o Zinco, que também acaba com as colônias de radicais livres. Ainda temos silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Ele também fortalece unhas e cabelo.

Outros: Selênio, Ferro, Magnésio, Fórforo e Cobre.

Proteínas: É um dos grãos com maior valor protéico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo. Nesse ponto, deixa concorrentes como o trigo a anos luz de distância.

Ainda tem mais

Os benefícios da aveia parecem não ter fim. Ela ainda é uma forte aliada na prevenção de tumores. Esse potencial vem justamente das heróicas fibras, que atuam na linha de frente na defesa do intestino. “Elas são importantes para eliminar compostos cancerígenos formados pelo nosso próprio organismo durante o processo de digestão das gorduras. Por se ligarem a essas substâncias, conseguem anular seus efeitos.”, justificam os especialistas.

Os Possíveis efeitos colaterais são mínimos

Como o farelo da aveia causa saciedade, para os gulosos pode ser um tiro no pé.
Pode aumentar o volume da evacuação e provocar gases intestinais.
Casos raros de Dermatite de Contato (Coceira na pele em contato com o farelo) foram relatados, apenas em pessoas mais sensíveis.
Como o nutriente dá volume ao bolo fecal, o que facilita sua expulsão, ficam pouco tempo em contato com o órgão, o que reduz a chance de causarem lesões.

Mas isso não é tudo. Os cientistas já sabem da sua ação anticâncer, graças aos efeitos da Betaglucana. Experimentos realizados em vários países, Brasil inclusive, comprovam sua ação protetora do nosso material genético.

A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo. A seguir alguns dos benefícios da aveia:

Reforça o sistema imunológico e combate infecções
Melhora o funcionamento do intestino
Controla a quantidade de açúcar no sangue
Diminui o colesterol ruim
Controla a pressão arterial
Acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental
Ajuda acalmar e suavizar a pele em casos de eczemas, dermatites atópicas e urticária.
Ajuda a facilitar a digestão

Age como um protetor do DNA. Isso diminui o risco de um gene sofrer mutação e, modificado, lançar suas sementes para a germinação de tumores.
Conclusão: O que você está esperando para adicionar imediatamente em sua dieta regular a ingestão de aveia?

Fonte: Mundo Simples e Beleza e Saúde
Imagem: Eu Também Posso
Share/Bookmark