terça-feira, 27 de maio de 2014

Gérmen de trigo: 10 motivos para consumi-lo diariamente


Além de regular o intestino e fortalecer a imunidade, alimento ajuda na perda de peso

O gérmen do trigo é a menor parte do grão. Mas não é por ser pequeno que deve ser desprezado, já que ele é também a parte mais nobre do trigo. Altamente nutritivo, o gérmen de trigo oferece mais proteína para o organismo do que a carne e é o alimento mais indicado para quem consome álcool em excesso ou ainda sofre com colesterol alto.

Segundo a nutricionista Priscila Lesse, o gérmen de trigo é tão rico em nutrientes e vitaminas que deveria ser consumido diariamente como ingrediente indispensável para a boa saúde.

“Para quem precisa perder peso, o gérmen de trigo auxilia na absorção e eliminação de gorduras e, por ser muito rico, confere grande sensação de saciedade”, afirma a profissional.

O grãozinho tem cor marrom ou dourada e é comumente encontrado na versão torrada ou em óleo. O óleo é extraído a frio para manter as propriedades naturais e por isso tende a custar um pouco mais caro. Mas, ainda assim, não é nada se comparado aos inúmeros benefícios que oferece. “É uma das principais fontes naturais de vitamina E e do complexo B, fundamental para o bom desenvolvimento dos tecidos conjuntivos e muscular e essencial para toda a saúde dos tecidos epiteliais”, diz Lesse.

As mulheres têm ainda mais motivos para incluir esse poderoso ingrediente à dieta. “Consumir o gérmen de trigo regularmente ajuda a regularizar os ciclos menstruais, porque seus nutrientes atuam diretamente nas glândulas sexuais, interferindo positivamente na produção de hormônios e na fertilidade”, revela a nutricionista.

Benefícios do gérmen de trigo

Confira 10 razões elencadas pela especialista para o gérmen de trigo nunca mais sair da sua mesa:

1. Poderoso antioxidante, auxilia na hidratação das células do corpo
2. Essencial para manter a pele saudável
3. Melhora a digestão e o funcionamento dos intestinos
4. Ajuda a reduzir as toxinas do corpo
5. Boa fonte de ômega 3, o que ajuda a controlar os níveis de colesterol
6. Ajuda na prevenção de câncer intestinal
7. Combate o envelhecimento precoce
8. Fortalece o sistema imunológico
9. Ajuda a manter saudável todo o sistema cardiovascular
10. Ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue

Como consumir: sugestões

Por ter um gosto um pouco amargo, recomenda-se utilizar o ingrediente combinado com outros alimentos, como por exemplo:

batido junto com sucos de frutas;
misturado no iogurte;
no preparo de pães;
bolos e bolachas caseiros.

O óleo de gérmen de trigo pode ser utilizado para temperar saladas ou para finalizar refogados.

Nutrição garantida

A quantidade de nutrientes contidos no gérmen de trigo parece interminável. Ele contém mais ferro e potássio do que qualquer outro tipo de alimento. Outros nutrientes encontrados em grandes quantidades são: riboflavina, cálcio, zinco, magnésio e vitaminas A, B1 e B3.

Devido ao alto teor em vitaminas do grupo B, entre as quais a presença da B12 torna-o num excelente anti-anêmico, é também rico em ácido fólico um poderoso antioxidante.

Para doentes diabéticos, a presença de vitamina B1 e E diminui a concentração de açúcar no sangue e na urina. O consumo diário de 4 a 5 colheres de sopa de gérmen de trigo deve ser utilizado como complemento à medicação utilizada, poupa a insulina, não a substituindo, mas facilitando a sua absorção a nível celular tendendo a normalizar o metabolismo.

Apresenta na sua composição Auxonas, substância que induz o crescimento, a multiplicação celular e regeneração dos tecidos. O consumo de vitamina B1 sem a presença de auxonas conduz a uma degeneração óssea e ao envelhecimento prematuro, daí que a sua presença em quantidade suficiente diminui a duração de estados convalescentes, aumenta o processo de renovação celular e de tecidos.

Assim conserva a juventude e a saúde geral. É durante o sono que as propriedades regenerativas do gérmen de trigo são mais ativas, não se devendo por isso descuidar a qualidade deste período de descanso.

Outra importante vitamina encontrada no germe de trigo é a vitamina E, que é útil na para combater o envelhecimento precoce das células e prevenir doenças cardíacas. Essa vitamina também ajuda a prevenir coágulos sanguíneos e fortalece o sistema imunológico.

Dessa forma, o germe de trigo é muito benéfico a todos, principalmente aos praticantes de atividades físicas que precisam manter o desempenho máximo. Ele é usado na dieta de atletas que visam melhorar a função cardiovascular e níveis de resistência. Quem precisa ganhar massa muscular também pode, ou melhor, deve incluir o germe de trigo em sua alimentação, pois como vimos, ele contém todos os nutrientes necessários para essa tarefa.

Fonte: Bolsa de Mulher e Portal em Forma
Share/Bookmark

3 comentários:

  1. Não indica a quantidade diária aconselhada....eu tomo uma colher de sopa pela manhã junto com o pequeno almoço

    ResponderExcluir
  2. Não indica a quantidade diária aconselhada....eu tomo uma colher de sopa pela manhã junto com o pequeno almoço

    ResponderExcluir
  3. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é a cura perfeita para o vírus HIV, fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias sempre procuro pesquisas para encontrar a maneira perfeita de se livrar dessa doença terrível, porque sempre sei que precisamos porque nossa saúde está na terra. Então, na minha pesquisa na Internet, vi vários testemunhos sobre como o Dr. imoloa pode curar o HIV com medicamentos fitoterápicos poderosos. Decidi entrar em contato com esse homem, entrei em contato com ele para obter medicamentos fitoterápicos que recebi pelo serviço de correio da DHL. E ele me guiou como. Pedi-lhe uma solução para tomar fitoterapia por duas semanas. E então ele me instruiu a ir verificar o que eu estava fazendo. Olhe para mim (HIV NEGATIVO). Agradeço a Deus pelo Dr. Imoloa por usar um poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem uma cura para doenças como a doença de Parkison, câncer vaginal, epilepsia, transtornos de ansiedade, doenças auto-imunes, dor nas costas, entorses, transtorno bipolar, tumores cerebrais, malignos, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, doença cardiovascular, entorses, transtorno bipolar, tumores cerebrais, malignos, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, doença cardiovascular, entorses, distúrbio bipolar, tumores cerebrais, maligno, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, doenças respiratórias crônicas, doenças mentais e distúrbios comportamentais, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite mediada autoimune. Doença renal crônica, artrite, dor nas costas, impotência, espectro do álcool feta, Distúrbios distímicos, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome de fadiga crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, feridas na boca, câncer bucal, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de Addison, doença crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, paralisia, doença de Celia, linfoma, depressão grave Melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / ou {whatssapp ..... + 2347081986098}

    ResponderExcluir