terça-feira, 27 de maio de 2014

Gérmen de trigo: 10 motivos para consumi-lo diariamente


Além de regular o intestino e fortalecer a imunidade, alimento ajuda na perda de peso

O gérmen do trigo é a menor parte do grão. Mas não é por ser pequeno que deve ser desprezado, já que ele é também a parte mais nobre do trigo. Altamente nutritivo, o gérmen de trigo oferece mais proteína para o organismo do que a carne e é o alimento mais indicado para quem consome álcool em excesso ou ainda sofre com colesterol alto.

Segundo a nutricionista Priscila Lesse, o gérmen de trigo é tão rico em nutrientes e vitaminas que deveria ser consumido diariamente como ingrediente indispensável para a boa saúde.

“Para quem precisa perder peso, o gérmen de trigo auxilia na absorção e eliminação de gorduras e, por ser muito rico, confere grande sensação de saciedade”, afirma a profissional.

O grãozinho tem cor marrom ou dourada e é comumente encontrado na versão torrada ou em óleo. O óleo é extraído a frio para manter as propriedades naturais e por isso tende a custar um pouco mais caro. Mas, ainda assim, não é nada se comparado aos inúmeros benefícios que oferece. “É uma das principais fontes naturais de vitamina E e do complexo B, fundamental para o bom desenvolvimento dos tecidos conjuntivos e muscular e essencial para toda a saúde dos tecidos epiteliais”, diz Lesse.

As mulheres têm ainda mais motivos para incluir esse poderoso ingrediente à dieta. “Consumir o gérmen de trigo regularmente ajuda a regularizar os ciclos menstruais, porque seus nutrientes atuam diretamente nas glândulas sexuais, interferindo positivamente na produção de hormônios e na fertilidade”, revela a nutricionista.

Benefícios do gérmen de trigo

Confira 10 razões elencadas pela especialista para o gérmen de trigo nunca mais sair da sua mesa:

1. Poderoso antioxidante, auxilia na hidratação das células do corpo
2. Essencial para manter a pele saudável
3. Melhora a digestão e o funcionamento dos intestinos
4. Ajuda a reduzir as toxinas do corpo
5. Boa fonte de ômega 3, o que ajuda a controlar os níveis de colesterol
6. Ajuda na prevenção de câncer intestinal
7. Combate o envelhecimento precoce
8. Fortalece o sistema imunológico
9. Ajuda a manter saudável todo o sistema cardiovascular
10. Ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue

Como consumir: sugestões

Por ter um gosto um pouco amargo, recomenda-se utilizar o ingrediente combinado com outros alimentos, como por exemplo:

batido junto com sucos de frutas;
misturado no iogurte;
no preparo de pães;
bolos e bolachas caseiros.

O óleo de gérmen de trigo pode ser utilizado para temperar saladas ou para finalizar refogados.

Nutrição garantida

A quantidade de nutrientes contidos no gérmen de trigo parece interminável. Ele contém mais ferro e potássio do que qualquer outro tipo de alimento. Outros nutrientes encontrados em grandes quantidades são: riboflavina, cálcio, zinco, magnésio e vitaminas A, B1 e B3.

Devido ao alto teor em vitaminas do grupo B, entre as quais a presença da B12 torna-o num excelente anti-anêmico, é também rico em ácido fólico um poderoso antioxidante.

Para doentes diabéticos, a presença de vitamina B1 e E diminui a concentração de açúcar no sangue e na urina. O consumo diário de 4 a 5 colheres de sopa de gérmen de trigo deve ser utilizado como complemento à medicação utilizada, poupa a insulina, não a substituindo, mas facilitando a sua absorção a nível celular tendendo a normalizar o metabolismo.

Apresenta na sua composição Auxonas, substância que induz o crescimento, a multiplicação celular e regeneração dos tecidos. O consumo de vitamina B1 sem a presença de auxonas conduz a uma degeneração óssea e ao envelhecimento prematuro, daí que a sua presença em quantidade suficiente diminui a duração de estados convalescentes, aumenta o processo de renovação celular e de tecidos.

Assim conserva a juventude e a saúde geral. É durante o sono que as propriedades regenerativas do gérmen de trigo são mais ativas, não se devendo por isso descuidar a qualidade deste período de descanso.

Outra importante vitamina encontrada no germe de trigo é a vitamina E, que é útil na para combater o envelhecimento precoce das células e prevenir doenças cardíacas. Essa vitamina também ajuda a prevenir coágulos sanguíneos e fortalece o sistema imunológico.

Dessa forma, o germe de trigo é muito benéfico a todos, principalmente aos praticantes de atividades físicas que precisam manter o desempenho máximo. Ele é usado na dieta de atletas que visam melhorar a função cardiovascular e níveis de resistência. Quem precisa ganhar massa muscular também pode, ou melhor, deve incluir o germe de trigo em sua alimentação, pois como vimos, ele contém todos os nutrientes necessários para essa tarefa.

Fonte: Bolsa de Mulher e Portal em Forma
Share/Bookmark

2 comentários:

  1. Não indica a quantidade diária aconselhada....eu tomo uma colher de sopa pela manhã junto com o pequeno almoço

    ResponderExcluir
  2. Não indica a quantidade diária aconselhada....eu tomo uma colher de sopa pela manhã junto com o pequeno almoço

    ResponderExcluir