segunda-feira, 26 de maio de 2014

Fibra de Maracujá


A casca do maracujá, transformada em farinha, ajuda a diminuir a taxa de açúcar no sangue e a impedir que o organismo absorva a gordura dos alimentos
Por pelo menos dois motivos a farinha obtida a partir da casca do maracujá tem chamado a atenção de muita gente: ela ajuda a baixar as taxas de açúcar no sangue (uma boa notícia para quem tem diabetes) e é um excelente bloqueador de gordura, ou seja, impede que o organismo absorva parte da gordura presente nos alimentos - o que é ótimo para quem está querendo perder peso.

A substância responsável pelo poder bloqueador de gordura é a pectina, encontrada em boa quantidade na parte branca da casca da fruta. "Ela funciona como um excelente bloqueador de gordura", diz o químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A ação da farinha da casca do maracujá seria mais suave que a do medicamento Xenical, da Roche, que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo.

"No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade", explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

O efeito emagrecedor da farinha do maracujá, assim como sua capacidade de proteger o coração e baixar as taxas de açúcar no sangue, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. "Após 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas chegaram a eliminar 8 quilos).

Além disso, vale lembrar que a fibra presente na farinha de maracujá promove uma espécie de "faxina" no organismo, ajudando a eliminar toxinas acumuladas no organismo, que prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo. Mas lembre-se: para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber pelo menos 2 litros de água por dia.

A farinha ou fibra de maracujá é, ainda, fonte de várias vitaminas e minerais:

• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
• Ferro: previne anemia e aumenta a vitalidade.
• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
• Fósforo: fortalece ossos, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.

Fonte: Jardim de Flores



Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário