terça-feira, 29 de março de 2011

Fique livre dos pesticidas

 

Com a chegada do verão, cresce o consumo de frutras, folhas e alimentos crus. Geralmente, esses alimentos possuem grandes concentrações de pesticidas que, além de poluírem o ambiente, podem prejudicar sua saúde.
De acordo com especialistas, lavar legumes e frutas pode ser inútil para retirar agrotóxicos. Alimentos como o tomate, a berinjela e o morango podem se tornar perigosos quando existe a penetração de substâncias tóxicas. Os elementos químicos circulam através da seiva por todos os tecidos das frutas e vegetais. Em alguns casos, a fervura pode resolver o problema, porém existe agrotóxicos a base de metais como o zinco e o estanho que não se tornam inativos com o aquecimento.
Quando ingeridos, alguns ingredientes dos pesticidas podem prejudicar a saúde humana causando problemas neurológicos, reprodutivos, de desequilíbrio hormonal e até câncer.
A solução para o problema, segundo especialistas, seria a utilização de alimentos orgânicos, pois a melhor dieta desintoxicante é a baseada em alimentos crus, frescos e idealmente cultivados. Além disso, a cultura orgânica cuida do solo, valoriza a qualidade nutricional dos alimentos e protege a vida dos agricultores.
Veja alguns cuidados que você deve tomar com as verduras e frutas:
- Evite o consumo diário de tomate, berinjela e pepino: Na hora de comprar escolha os mais franzinos e mais maduros, pois com o passar do tempo os venenos vão se dissipando.
- Prefira frutas como banana, mamão e laranja: Evite o mamão papaia e frutas muito bonitas. Geralmente eles possuem maiores concentrações de pesticidas.
- Livre-se das cascas das frutas, após lavá-las muito bem, lembre-se que os agrotóxicos estão na superfície. Para tirar proveito das cascas e sementes é importante usar somente frutas de cultura orgânica.
- Compre frutas e verduras da época. Fora da estação adequada é quase certo que uma fruta, verdura ou legume tenha recebido cargas maiores de agrotóxicos.
- Dê preferência aos produtos nacionais e de sua região. Alimentos que percorrem longas distâncias, como os importados, normalmente são pulverizados pós-colheita e podem possuir um alto nível de contaminação por agrotóxicos.


Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário