quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Semente de Abóbora


Poucas pessoas sabem, mas a semente de abóbora é muito benéfica à saúde. Ela possui vários nutrientes e substâncias importantes, além de ser muito eficaz no tratamento e prevenção de doenças que vão aparecendo com a idade. Veja as principais propriedades da semente de abóbora e como consumi-la de forma saudável.

Saúde da Próstata

A hipertrofia prostática benigna, ou HPB, é uma doença que ataca homens com aproximadamente 50 anos resulta no alargamento da próstata. A causa da doença estaria na hiperestimulação das células da próstata pela testosterona.

A semente de abóbora tem se mostrado um bom tratamento da HPB, já que os componentes contidos em seu óleo podem interromper o desenvolvimento celular excessivo. Além disso, as carotenoides e as gorduras do tipo ômega 3, presentes nas sementes, são outro indício de que a semente de abóbora estimula a saúde da próstata, pois homens cuja alimentação é rica em carotenoides estão menos sujeitos à HPB.

Algumas pesquisas estão analisando a possibilidade do zinco, também encontrado nas sementes, ter também influência na função da próstata.

Proteção para os Ossos

Embora a osteoporose seja uma doença mais comum em mulheres na fase pós-menopausa, homens com mais de 50 anos também são acometidos por essa doença. Portanto, a ingestão de alimentos ricos em zinco, como é o caso da semente de abóbora, é super importante para a densidade mineral óssea.

Benefícios para a Artrite

As propriedades curativas da semente da abóbora vêm sendo estudadas para o tratamento da artrite e apresentando resultados positivos em comparação à indometacina, que é um medicamento de tratamento da doença. Isso porque a semente é fonte de minerais saudáveis, proteínas e gorduras monoinsaturadas.

Além dos outros benefícios, a semente da abóbora é fonte rica em magnésio (46,1% do valor diário), manganês (52,0% do valor diário) e fósforo, além de ferro (28,7% do valor diário), cobre (24% do valor diário), proteína (16,9% do valor diário) e, como já sabemos, zinco (17,1% do valor diário)*.

* Valores baseados na quantidade de um quarto de xícara de sementes.

Redução do Colesterol

Vegetais como a abóbora possuem fitosteróis, que são um compostos encontrados em plantas que possuem estrutura química análogas ao colesterol. Acredita-se que a presença de fitosteróis nos alimentos diminuem os níveis de colesterol no sangue, além de trazer outros benefícios.

Normalmente, os fitosteróis são extraídos da soja, milho e pinheiros, processados e adicionados em alimentos em barras. Entretanto, outros alimentos, também ricos em fitosteróis, podem ser benéficos quando consumidos como aperitivos ou frutos secos. São exemplos, as nozes, pistaches, sementes de girassol, sementes de sésamo, castanhas do Pará e, dentre esses, também se encontram as sementes de abóbora.

Emagrecimento Saudável

Além de todos esses benefícios, a semente de abóbora, aliada a uma dieta equilibrada, pode ajudar na perda de peso, além de combater o envelhecimento da pele, graças à sua poderosa ação antioxidante e presença da vitamina E.

A dica é consumir a semente seca e torrada. Limpe as semente, deixe secar e leve ao forno por 10 minutos. Se quiser, também é possível fritá-la na frigideira. Dessa forma, as semente podem servir de aperitivo. Outra sugestão é triturar as sementes torradas para utilizar no preparo de pães, bolos e biscoitos.

Fonte: Receitas e Nutrição



Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário