sábado, 2 de julho de 2011

Existe falta de B12 para Vegetarianos?


O livro Nutrição orientada, e os remédios da natureza, aborda um assunto muito interessante: a vitamina B12. Muitos pessoas questionam se é preciso tomar suplimentos e se os vegetarianos sofrem com a falta dessa vitamina. Segue alguns trechos do livro que tiram muitas de nossas dúvidas.
"O argumento mais insistente em favor do uso da carne é o de que sem carne o organismo não consegue suficiente vitamina B12, cuja ausência causa enfermidade. Mas não se toma em consideração aí que mesmo os carnívoros podem não aproveitar essa vitamina devido a ausência do ácido fólico, encontrado em pequeníssima quantidade em poucas carnes e nenhuma em outras. Especialmente destituídos dele são as carnes de porco, todos os peixes de couro e os mariscos de toda espécie."

"Doutro lado, o ácido fólico, tão importante para se combinar com a vitamina B12, encontra-se em todas as verduras escuras, nas hortaliças em geral, nas oleaginosas, nos cereais integrais e nas frutas; e isto em porções nunca vistas na carne."

"Mas não termina aí o assunto. O aproveitamento da vitamina B12, além do ácido fólico, se beneficia da metionina, um precioso elemento das proteínas, porém muito pobre em todas as carnes."

"Não há nenhum alimento em que ela esteja melhor representada do que na castanha-do-pará e levedura de cerveja, e depois em todas as novezes e nos cereais integrais. Tenha-se presente que a B12 é um produto de manipulação no organismo. Se a este fornecemos os elementos acima referidos e evitamos as destruições causadas pelas fermentações e consequentes putrefações, os intestinos fabricarão toda B12 de que necessitamos para nossa despesa."

"Assim, não há razão de colocar a carne como prioritária na consecução da vitamina B12 visto como esta pode ser conseguida por transformação através de outros elementos, pobres na carne.
Em outras palavras, o vegetariano bem informado, que coma abundância de frutas, nozes, cereais integrais e hortaliças em estado natural, e não descuide de sua quota de proteínas completas de fonte vegetal, não precisa preocupar-se com o problema da B12."

"Demais, temos sempre recomendado que a mudança do regime seja gradual: Do cárneo para ovo-lacto-vegetariano, e mais tarde para o lacto-vegetariano, antes de passar estritamente para o vegetariano. Não porque seja impossível a transição completa de uma vez; mas porque o regime vegetariano exige conhecimento e certa adaptação, e, sobretudo, providências para a aquisição de todos os alimentos novos que vão fazer parte do novo regime. Este tem sido o maior problema do vegetariano: Encontrar os alimentos ricos para substituírem a carne."

"Entretanto, dizer que a carne é indispensável, é estar mal informado. Conheço pessoas que nunca comeram carne e não gostam de leite, e estão vivas até hoje. Tenho um amigo que conheço desde os 12 anos de idade, hoje, médico aposentado; ele nunca provou a carne nem ao menos para saber o gosto. E aos 70 anos de idade ainda tem as faces tão rosadas como quando o conheci em criança; e nunca ficou doente!"

Livro: Nutrição orientada, e os remédios da natureza.
Autor: Durval Stockler de Lima
Editora: Casa Publicadora Brasileira

Os textos contidos neste site são para referência. Para maiores esclarecimentos, procure seu médico.


Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário