sexta-feira, 22 de julho de 2011

FARINHA DE GERGELIM

DESCRIÇÃO:  

O Gergelim ou Gergilim chegou ao Brasil com os portugueses, mas sua origem é desconhecida. Há muitas teorias, mas as mais fortes indicam o continente asiático como berço do gergelim, um pequeno arbusto também conhecido como sésamo. Esta planta é cultivada desde a antiguidade.
          O principal produto do gergelim são suas sementes que possuem elevado valor nutricional, em virtude de quantidades significativas de vitaminas, especialmente A, B1, B2, E; minerais e oligoelementos diversos, como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio, zinco, sódio, selênio, cobre e cromo; e mucilagens, que dão ao gergelim ação laxante suave.
A lecitina é um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios, especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias. O gergelim é, com a soja, o mais rico em lecitina.
          O Gergelim contém uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico, como gorduras insaturadas, que é eficiente na redução do nível de colesterol no sangue. O gergelim umedece e lubrifica os intestinos em função da presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sanguínea na parede intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorróidas. Para as gestantes que apresentam prisão de ventre, o ideal é tomar suco desintoxicantes com gergelim para tratar este problema.
 Nos países do Oriente, o gergelim é considerado um restaurador da vitalidade e da capacidade sexual. Da semente do Gergelim é produzida uma manteiga exótica, o Tahine , muito consumida pelos árabes.
        As pequeninas e saborosas sementes ou farinha de Gergelim são um excelente coadjuvante na perda de peso e ainda contribuem para uma dieta saudável e equilibrada.  E ainda existem as proteínas, que também promovem a saciedade e ajudam na prevenção de flacidez.

INDICAÇÃO: 

Perda de peso promove a saciedade. Evita o esgotamento nervoso ou mental, estresse, perda de memória, melancolia, depressão nervosa, irritabilidade ou desequilíbrio nervoso, insônia.
Sobrecarga física: prática esportiva, gravidez, lactação, convalescença após intervenções cirúrgicas ou doenças. Falta de rendimento ou de capacidade sexual tanto no homem quanto na mulher.
        Excesso de colesterol no sangue, arteriosclerose, prevenção do infarto do miocárdio e da trombose arterial. Fortalece os tendões e ossos, tonifica o fígado e os rins, tônico geral, principalmente após hemorragias, combate dores lombares e de joelhos, reumatismo. Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos. Melhora a elasticidade da pele e desenvolve forte poder antioxidante nas células.

MODO DE PREPARO

A Farinha de Gergelim é usada como tempero em saladas e arroz, ou ingerido diariamente. A Farinha de Gergelim é usada em massa para biscoito, bolachas, bolos, doces, sucos, sopas, mingaus, pães e pastas. 

Fonte: Chá & Cia

Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário