segunda-feira, 4 de julho de 2011

Liberta-se da culpa e ansiedade.


Culpa e ansiedade.
A vida do ser humano é permeada de culpa, sentimos culpa por não conseguirmos atingir objetivos, por não conseguir agradar as pessoas, por nossos pecados que não confessamos e perdemos assim o bem mais precioso que temos nesta vida que é a nossa saúde, transgredindo as leis dadas para nós por nosso Pai Celestial.
Vamos ver o que nos diz o sábio Salomão em Prov. 15: 13
O espírito abatido faz secar os ossos; Vocês sabem o que é secar os ossos?
À medida que envelhecemos, naturalmente nós vamos perdendo o líquido que circula dentro de nossas articulações, este líquido é que nos dá mobilidade e movimento, a medida que envelhecemos vai nos restando pouco líquido em nossas articulações e o resultado é um caminhar mais lento e inseguro, e é isso que um espírito abatido faz em nós precocemente, seca nossos ossos e nos tornamos sem vigor, sem vontade de prosseguir.
Ao contrário disto o sábio Salomão nos diz que um coração alegre rejuvenesce o espírito.
A relação entre corpo e mente é muito intima, no livro Ciência do Bom Viver, Ellen White nos diz que mente e corpo interagem de tal forma que não conseguimos dissociá-los.
Para o cérebro pensar e agir é a mesma coisa, não existe diferença entre o que é imaginação e o que é realidade, quando temos preocupações antecipatórias, o cérebro responde ao que se está pensando como se fosse algo real, o que você pensa irá fazer bem ou mal para o seu corpo.
O sistema Límbico é o sistema das emoções que se comunica com o Córtex Cerebral que é a área do pensamento, que se liga à Hipófise, que controla o sistema hormonal e também o SNA que controla os órgãos e sistemas (cardiovascular, respiratório, digestivo, responsáveis pelo bom funcionamento físico) tudo isso porque você começou a pensar.Vamos comentar aqui dois transtornos que ganhamos ao termos a vida muito presa a este mundo.
Primeiro STRESS, ele é o resultado de sentimentos como: frustração, mágoa, falta de realização pessoal ou falta de alegria, ele depende muito da predisposição interna de cada um, Por ex: no transito alguns se irritam muito, outros assobiam, outros ouvem uma música.
É preciso que nos aprendamos a resolver os problemas em nossa mente (resolver os problemas mentalmente não quer dizer solucioná-los, mas equacioná-los, quer dizer tudo o que eu podia fazer para resolver este problema eu já fiz, agora não está mais em minhas mãos agora eu deposito este problema aos pés do meu Deus que tem o poder de no momento certo resolvê-lo para mim.
Se você não consegue fazer isto o seu corpo passa a ser usado como veiculo de expressão das emoções e ansiedades e no corpo quem mais sofre com isto é o estômago, o coração e os músculos.
Como é a personalidade ansiosa, típica do estressado? Tem inquietações muito freqüentes em relação à vida cotidiana.Tensão física excessiva.
Cuidado permanente em relação aos riscos e vigilância a tudo o que pode dar erradoSegundo transtorno é a DEPRESSÃO, ela está basicamente fundamentada na queda do humor e da auto-estima, vale comentar-mos aqui que tristeza não é depressão, tristeza é um sentimento que as vezes passa por nós, já a depressão é uma disfunção orgânica por falta de neurotransmissores químicos de serotonina.
A depressão tem maior incidência em mulheres, sabe porque? É que nós mulheres levamos a vida muito a sério, temos dificuldade de dividir responsabilidades, tarefas e pesares.
A personalidade depressiva é basicamente:·
Pessimista, vê sempre o lado sombrio das situações. Tem sempre um humor triste, mesmo que não esteja acontecendo nada de preocupante. Tem anedonia (pouco prazer), mesmo nas situações agradáveis. Tem auto-desvalorização, não se sente à altura. A cura destes males está na íntima confiança em Deus e nos hábitos saudáveis de vida.
Precisamos aprender a ter amor próprio a cuidar de nós mesmos, aprendendo a respeitar nossos limites, tirando de nós a ansiedade excessiva.
Vamos experimentar trocar o nosso pesado fardo pelo jugo leve e suave de Cristo, quando estiverdes cansados demais desta vida deposite-se aos pés de Cristo, fique um pouco a sós com teu Deus e experimente a gostosa sensação de paz que Ele tem a te ofertar e confie na promessa do Salmo 27: 14.
A Bíblia traz para nós alguns textos interessantes a este respeito, vamos lê-los:
Salmo 42: 11
Prov. 14: 30
Prov. 18: 14
Que o Senhor nos abençoe.

Maria de Lourdes Fernandes
Psicologa Mestre Clinica e Organizacional
Especialista em Psicopedagogia
Fonte: Faz Bem


Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário