segunda-feira, 4 de abril de 2011

Extrato de Folhas de Stévia ADOÇANTE STÉVIA e FRUTOSE

Stevia
Entre os edulcorantes de origem natural, permitidos para uso em alimentos em substituição a sacarose, destaca-se o extrato de folhas de stévia, extraído das folhas da planta Sul Americana Stevia rebaudiana (Bert) Bertoni. Esse extrato é um pó branco, composto pelo esteviosídeo propriamente dito, e por seus anômeros, os rebaudusídeos, que conferem a doçura ao composto. Tal substância apresenta doçura intensa, sendo isenta de calorias.
No Brasil, a Stévia é industrializada, há mais de vinte anos, pela Stéviafarma Industrial S/A no Paraná, com tecnologia de fabricação, desenvolvida pela Fundação Universidade Estadual de Maringá. Os processos industriais mais empregados consistem em extração de esteviosídeos em água, descoloração e purificação através de resinas de troca iônica, técnicas eletrolíticas ou reagentes precipitantes.
Os extratos de Stévia rebudiana são comercializados com vários graus de pureza, não existindo consenso entre os pesquisadores a respeito da relação entre grau de pureza e presença de gosto residual amargo. A Stévia tem grande aplicação em alimentos, especialmente em bebidas de baixo valor calórico, alimentos enlatados, biscoitos doces e gomas de mascar.
A stévia cresce naturalmente no Brasil e no Paraguai. Apesar de originária da América do Sul, hoje também pode ser encontrada em outros países como Japão, China, México e Estados Unidos. Desde o período pré-descobrimento, esse edulcorante já era utilizado pelos índios guaranis, para adoçar bebidas e remédios.
A Stevia Rebaudiana (Bert.) Bertoni é um arbusto perene da família das Compostas, nativo das terras altas da serra do Amambai no nordeste do Paraguai e no Sudeste do Brasil. Os glicosídios, na verdade esteviosídeos, encontrados nas folhas da Stévia têm poder adoçante 300 vezes superior ao do açúcar comum. Não é cariogênico e apresenta sabor agradável, sem gosto residual.
Alguns adoçantes à base de Stevia podem não conter apenas esse ingrediente. Às vezes estão acrescidos de sacarina e outros aditivos. São comercializados adoçantes com Stévia de duas formas, uma exclusivamente elaborado com o composto pelo edulcorante natural extraído das folhas da Stevia rebaudiana (Bert) Bertoni e outra onde adiciona-se ciclamato de sódio, sacarina sódica e Stévia.
Popularmente chamados de adoçantes, os edulcorantes são substâncias naturais ou artificiais de alto ou baixo poder de doçura. Um dos seus usos mais freqüentes é na substituição do açúcar em produtos denominados diet ou light. A Stevia é um desses edulcorantes (adoçante) naturais. Não é calórico, sendo extraído das folhas da Stevia rebaudiana, planta silvestre da família do Crisântemo.

Fonte: sbrtv1.ibict.br
 FRUTOSE ( AÇUCAR EXTRAIDO DAS FRUTAS)

A frutose é um mono sacárido (unidade mais simples dos carboidratos), isto é, um nutriente calórico que proporciona 4 calorias por grama. É um dos adoçantes, mas usados pelas pessoas que realizam dietas para perder peso e no âmbito da cozinha para a preparação de diferentes produtos. Poderá achá-lo de maneira natural no mel, alguns vegetais, e nas frutas.frutose
Mediante muitas investigações pôde ser detectado que umas grandes quantidades de pessoas sofrem de frutose mia, que é a intolerância hereditária à frutose. Deverá estar atento de não sofrer esta doença, se a sofre e chega a ingerir algum alimento natural ou não que contenha esta substância poderá ter hipoglicemia (níveis baixos de açúcar no sangue) e dano hepático.
Características da frutose:
» É um produto natural.
» Se sofre de hipertrigliceridemia não poderá o consumir.
» Por sua composição pode provocar caries nos dentes se não se realiza uma limpeza correta.
» É muito utilizado pelas pessoas que tem diabetes.
» Se sofre de sobrepeso deverá consumi-lo em forma moderada como é um produto que tem muitas calorias.


Share/Bookmark

Um comentário:

  1. bom dia ,,, eu tenho intolerancia a frutose. posso consumir stevia?

    ResponderExcluir