quarta-feira, 13 de abril de 2011

Retarde o Envelhecimento


O envelhecimento é um declínio constante em muitos processos cognitivos ao longo da vida. A partir da idade de 30 anos ocorre uma aceleração deste processo. Nossas funções como memória, audição, visão, etc. sofrem grande degradação.

Uma das causas de envelhecimento em nível celular é a formação natural dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas orgânicas responsáveis pelo envelhecimento, dano tecidual e, possivelmente, algumas doenças. Essas moléculas são muito instáveis, portanto, eles buscam ligação com outras moléculas, perpetuando o processo prejudicial. Antioxidantes, presentes em muitos alimentos, são moléculas que impedem que radicais livres prejudiquem tecidos saudáveis. Algumas moléculas são instáveis. Eles não têm um número par de elétrons, então eles estão sempre à procura de um elétron para tornar-se estável. Fora do mundo, este é um processo normal, mas no corpo, pode resultar em danos desnecessários. Os radicais livres são "livres" porque flutuam até se estabilizar e "radical" no sentido de que há uma grande variedade de moléculas a partir da qual eles possam ter um elétron. No entanto, o prejuízo não pára por aí, a nova molécula, digamos um pedaço de uma parede celular, agora também apresenta falta de um elétron e formou-se um outro radical livre. Este efeito bola de neve pode causar estragos em tecido sadio.
Os radicais livres não devem ser considerados como elementos prejudiciais ao organismo humano. Ao contrário, eles são muito úteis e nosso organismo não vive sem eles, pois são indispensáveis às nossas defesas contra as infecções, por exemplo. O que deve ficar claro é que o excesso dessas substâncias no nosso corpo é tóxico, é prejudicial para nossa saúde.

O que contrabalança os efeitos dos radicais livres são os antioxidantes.

Antioxidantes são moléculas que defendem o corpo dos danos celulares causados pelos radicais livres bloqueando a reação em cadeia antes que moléculas vitais sejam prejudicadas. Os mais comumente reconhecidos são: vitamina E, beta-caroteno (um pré-cursor para a vitamina A) e vitamina C. O metal traço selênio é necessário para a função de um dos nossos antioxidantes enzimáticos, e é freqüentemente incluído nas listas de micronutrientes antioxidantes (isto é, as vitaminas)..
Visando retardar os efeitos do envelhecimento fazemos a proposta do mix antienvelhecimento, abaixo descrito, cujos ingredientes podem ser obtidos em qualquer loja de venda de produtos naturais.
MIX ANTIENVELHECIMENTO

 Semente de linhaça orgânica - 50g ( transformar as sementes de linhaça em farinha – bater no liquidificador)
 Farelo de aveia – 50 g
 Quinua em flocos – 50 g
 Gergelim - 50 g
.Farelo de arroz – 50g


Misturar tudo e colocar no pote de vidro e guardar na geladeira.
Utilizar 2 colheres sopa no desjejum e na ceia, misturado na fruta ou salada de frutas
Veja os benefícios dessa mistura:

Linhaça: rico em fibras, contribui para o funcionamento do intestino e perda de peso. É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular(melhora da pele, cabelo, etc.)
Gergelim: Alimento rico em fibras, contribui para o funcionamento do intestino, benefícios para memória, pele, redução do colesterol, melhora na libido e na disposição física, boa fonte de vitaminas do complexo b, cálcio, fósforo.
Farelo de aveia: concentra grandes quantidades de fibras solúveis, as beta-glucanas que traz o benefício de diminuir as taxas de colesterol do sangue, contribui para o funcionamento do intestino, para perda de peso. No farelo também se encontra o silício, nutriente responsável pela aparência saudável da pele, inclusive na redução da celulite.
 Quinua: Rica em aminoácidos essenciais, colabora na manutenção da massa muscular, rica em fibras, contribui para o funcionamento do intestino, na redução do colesterol e glicemia, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais presentes como vitamina B1, B2, B3, C, E, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês.

Farelo de arroz:
Rica em Gama-Oryzanol (está presente no óleo extraído do farelo de arroz), rico em antioxidante para redução do colesterol, ganho de vitalidade e massa muscular. Contém Magnésio, vitamina B, boa fonte de tiamina, riboflavina e niacina, fibras, potássio, fósforo, contribui para o funcionamento do intestino
Fonte: http://nutrirsaude.com.br/novo/index.php?pagina=envelhecimento

Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário