sexta-feira, 15 de abril de 2011

QUAL ADOÇANTE USAR?


Stévia e Sucralose são hoje os adoçantes que recomendo, abaixo segue os motivos:
A stévia é um pequeno arbusto perene que pertence à familia dos crisântemos e é nativa do Paraguai.
Esta planta tem uma extraordinária capacidade adoçante. Em sua forma natural é aproximadamente 10/15 vezes mais doce que o normal açúcar doméstico. Na sua forma mais comum de pó branco, extraído das folhas da planta, chega a ser até 400 vezes mais doce que o adoçante natural. Estas são as principais características desta planta:
- não causa diabete
- não contém calorias
- não altera o nível de açúcar no sangue
- não é tóxica
- inibe a formação da placa e da cárie dental
- não contém ingredientes artificiais
- pode ser usada para cozinhar, pode causar gosto residual amargo.

Em estudo há mais de 20 anos, a sucralose um derivado da cana de açúcar foi aprovada pelo FDA - Food and Drug Administration em todas as categorias (General Purpose), JECFA - Joint Expert Committee on Food Additivies e ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - a Sucralose é o único adoçante que pode ser utilizado sem restrições, inclusive por fenilcetonúricos, gestantes, crianças e diabéticos.
Os estudos têm demonstrado de maneira definitiva que a sucralose é inócua à saúde, mesmo a níveis de consumo muito superiores ao necessário para adoçar, não havendo nenhum tipo de restrição ao seu consumo. Os estudos indicam claramente que a sucralose adoça 600 vezes mais que o açúcar além de:
não possui calorias
não causa cáries
não tem efeito na secreção de insulina
não é tóxica


Quando for adquirir os produtos leia o rótulo e verifique se não é um adoçante misto, hoje em dia já existe uma mistura destas substâncias com outras nocivas à saúde.
Com relação a marca por questões éticas não posso citar, mas existe no mercado pelo menos tês marcas de adoçante com stévia e conheço apenas uma com sucralose, mas não será difícil encontrar.
Espero que possa a cada dia obter sucesso na retirada do açúcar afinal é um porduto nocivo à saúde.

Att.




Share/Bookmark

Um comentário:

  1. Sucralose ...diz aqui que é muito perigoso:

    http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2000/12/03/sucralose-testimonials.aspx

    ResponderExcluir