quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sou viciado em açúcar?


Vício, normalmente, inclui 3 passos. Primeiro, a pessoa aumenta o uso da substância. Depois, a pessoa sofre com algum sintoma, provocado pelo corpo humano, quando ela para de usar a substância, ou não a usa por um longo período de tempo. E por fim, o vício é comprovado quando a pessoa volta a usar a substância.
Viciados ou não, todos temos que avaliar a quantidade de açucar que ingerimos. A cada dia que passa, mais pesquisas comprovam o malefício do açúcar. Não só nutricionistas fazem as pesquisas, mas dentistas, médicos, químicos e até desportistas. Mas será que o açúcar é realmente um “vilão”?

“É melhor deixar em paz os doces. Deixai em paz aquelas sobremesas doces que são colocadas sobre a mesa. Não necessitais delas. Precisais de uma mente clara para pensar segundo a vontade de Deus.” Conselhos Sobre o Regieme Alimentar Pag. 328

Vícios normalmente trabalham no corpo humano da mesma maneira, não importa a substância. Por exemplo, drogas, álcool, cafeína e açúcar, todos causam dependência no cérebro pela substância, porque sem eles, o nível de serotonina no cérebro abaixa. A serotonina é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre as células do cérebro (neurônios). Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio que rodeia o ser humano, e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. Apesar de serem poucos os neurônios no nosso cérebro com capacidade para produzir e libertar serotonina, existe um grande número de células que detectam esse neurotransmissor. Desse modo, a serotonina desempenha um importante papel no funcionamento do nosso sistema nervoso e existem numerosas patologias relacionadas com alterações na atividade desse neurotransmissor. Substâncias viciosas, como o açúcar, aumentam o nível da serotonina por um curto período de tempo. Depois disso, o nível de serotonina abaixa drasticamente- na maioria das vezes muito abaixo do nível anterior ao ingerir a substância-deixando o usuário se sentindo “acabado”, cansado. Esse processo todo de aumentar e baixar o nível de serotonina faz as pessoas se sentirem, tristes, para baixo e depressivas.

“Açúcar não é bom para o estômago. Causa fermentação, e isto obscurece o cérebro e ocasiona mau humor.... O açúcar abarrota o organismo. Entrava o trabalho da máquina viva.”  Conselhos Sobre o Regieme Alimentar Pag. 327

Depois disso, o cérebro sente o baixo nível de serotonina e manda a mensagem “me alimente” para o sistema nervoso que quer mais dessa substância que fez o nível de serotonina subir, a substância viciosa. O viciado, então, ingere mais da substância, causando grande dano para o sitema endócrino, no qual inclui hormônios e neurotransmissores. Hormônios são responsáveis pelo funcionamento de órgãos e tecidos do corpo humano. Eles são distribuídos para os órgãos e tecidos, quando abusamos do açúcar, alguns hormônios são distribuidos mais devagar e outros mais rápidos. Então, o corpo fica confuso. Infelizmente, chega ao ponto aonde ingerir mais drogas, álcool, cafeína e açucar é uma “auto-medicação” do viciado para se sentir bem novamente.

Uma pesquisa feita no começo do ano 2001 pela Dr. Nicole Avena, pesquisadora da Princeton University, relatou que o vício ao açúcar é mais forte do que a cocaína. Ela viciou ratos por açúcar e cocaína, para a surpresa dela, quando os ratos foram colocados para escolher entre água com açúcar ou cacaína, 94% escolheram a água com açúcar.

“Especialmente nocivos são os cremes e pudins em que leite, ovos e açúcar são os principais elementos. Deve-se evitar o uso abundante de leite e açúcar juntos.” A Ciência do Bom Viver, pág. 302.

Mas será que sou viciado em açucar? Pense nisso: Você bebe uma, duas ou três latinhas de refrigerante por dia? Como você adoça o seu leite, suco ou outra bebida? Você usa açucar? E o doughnut pela manhã? Após a refeição salgada você precisa de alguma coisa doce? Os “snacks” qua você consome tem açúcar?  Se você consome um ou mais desses items, tem uma grande chance de você ser viciado e ainda não se apercebeu disso.

“É melhor deixar de lado as coisas doces. Deixem em paz os pratos de sobremesas doces colocados à mesa. Os irmãos, deles não necessitam. Precisam de mente clara para pensar segundo a direção de Deus. Cumpre-nos agora seguir os princípios da reforma de saúde.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar Pag.335

22 grandes razões para você eliminar o açúcar de sua dieta.
-O açúcar desregula o sistema imunológico.
- O açúcar destrói os mineiras e atrapalha sua comunicação com o corpo humano.
- O açúcar causa ansiedade e falta de concentração.
- O açúcar causa obesidade
- O açúcar pode levar ao alcoolismo.
- O açúcar pode causar artrite
- O açúcar causa problemas no coração
- O açúcar causa osteoporose.
- O açúcar causa alergias
- O açúcar contribui para diabetes
- O açúcar pode causar cataratas e miopía
- O açúcar causa dor de cabeça.
- O açúcar pode causar câncer em vários órgãos.
- O açúcar causa depressão
- O açúcar reduz a capacidade de apredizado
- O açúcar é intoxicante e causa fermentação, similar ao álcool
- O açúcar abaixa a estabilidade emocional
- O açúcar faz você querer comer mais do que o necessário
- O açúcar causa perda de memória
- O açúcar é um grande responsável por acnes
- O açúcar causa fatiga e nervosismo
- O açúcar causa inflamações

“O livre uso de açúcar em qualquer forma tende a obstruir o organismo, e não raro é causa de doença.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar Pag.197

Hoje você aprendeu o grande mal que o açúcar causa no nosso organismo. Depois de toda essa informação, como podemos continuar usando açúcar? Será que agradamos o nosso Deus criador, que fez o nosso corpo perfeito, quando ingerimos regularmente substâncias como essa? Eu particularmente acredito que a eliminação do açucar da nossa dieta é mais importante que a eliminação de carne e derivados, não que a eliminação de carnes e derivados seja de pouca importância, mas pelo mal que o açúcar faz, pelos meus estudos, são mais danosos ao nosso organismo do que a carne e derivados. E segundo Ellen G. White tembém. 

Tudo quanto embaraça o ativo funcionamento do maquinismo vivo, afeta diretamente o cérebro. E segundo a luz que me foi dada, o açúcar, quando usado abundantemente, é mais prejudicial do que a carne.” Testimonies, vol. 2, págs. 368-370.

O mais interessante de tudo é que estes textos em itálico, entre os parágrafos, foram escritos a mais de cem anos atrás e hoje em dia a medicina e as pesquisas mostram o malefício do açúcar sobre o organismo. Não tem como duvidar que foi uma revelação vinda de Deus.


No próximo post, vou falar sobre os tipos de açúcar e a diferença entre Glucose, Sucrose e Frutose.

Essa matéra foi baseada no livro “Suicide by Sugar- Nancy Appleton, Phd”

NA PRÁTICA!
Uma latinha de refrigerante contém 8 colheres de chá de açúcar(o pior e mais barato), que tal eliminarmos o refrigerante do nosso cardápio?
Clique na figura para aumentar.

http://reavivamentoereforma.blogspot.com/



Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário