segunda-feira, 25 de abril de 2011

FARINHA DE SOJA PRETA


DESCRIÇÃO: 

 A farinha de soja preta é rica em isoflavonas e antocianinas, substâncias importantes para combater a perda de peso e colesterol alto.
A casca da soja preta tem um fitoquímico poderoso, a antocianina substância que age nos adipócitos (células que armazenam gordura no corpo) ajudando na produção de uma substância que queima a gordura armazenada nessas células. Com isso, você emagrece.
A farinha da soja preta tem alto teor de fibras responsáveis por dar saciedade. Você fica satisfeita rapidamente e demora em ter fome outra vez.
É rica em proteína, substância essencial para transportar as vitaminas no corpo, combatendo a fraqueza e a anemia.
A soja preta tem três substâncias poderosas que ajudam a prevenir diversas doenças. A isoflavona é anticardiogênica, ou seja, evita o câncer. As antocianinas previnem o câncer de mama e também ajudam a reduzir os níveis de colesterol, amenizando o risco de doenças cardíacas, como infarto e trombose. A soja preta ainda possui zinco, que combate gripes e resfriados, pois melhora nossos sistemas imunológicos, deixando as células de defesa mais fortes.
A soja preta atua na prevenção de radicais livres, células que involuntariamente produzimos o tempo todo e que, com o passar do tempo, levam ao envelhecimento da pele. As isoflavonas e as antocianinas são antioxidantes, ou seja, agem contra esses radicais livres e retardam o processo de envelhecimento.
Auxilia no combate da TPM e sintomas da menopausa,pois possuem estrutura química parecida com a do estrogênio,o hormônio feminino que fica reduzida nessa fase.
Outro ponto positivo para a farinha é a grande quantidade do mineral cálcio. Comparada a outras leguminosas, a soja é campeã nesse nutriente, e sendo assim, 100 gramas da farinha de soja preta contém 173 miligramas do mineral, o que corresponde a 18% das necessidades diárias. Vale lembrar que o cálcio é essencial para o crescimento, manutenção do tecido ósseo e ainda participa do processo de contração muscular.
                   
INDICAÇÃO:

Excelente para a redução de peso, dar saciedade,deixando satisfeita e demorando para sentir fome outra vez. Previnem o câncer de mama e também ajudam a reduzir os níveis de colesterol, amenizando o risco de doenças cardíacas, como infarto e trombose.Combate à fraqueza e anemia. Age contra os radicais livres e retardam o processo de envelhecimento.
Auxilia no combate da TPM e sintomas da menopausa. Auxilia também no crescimento, pois contêm cálcio que é essencial para os ossos.

Modo de Preparo

Pode ser misturados em sucos, água, vitaminas, pães e bolos. Para obter os benefícios, é recomendado o consumo diário de 15 gramas, o equivalente a duas colheres de sopa.

Fonte: Chá & Cia

Share/Bookmark

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Distrai ou Destrói?

ResumoTodos sabemos que o cigarro faz mal para a saúde. Veja aqui alguns danos que não são mencionados.
1 - TELHADO DE VIDRO- Fumar enfraquece o sistema imunológico e torna o corpo vulnerável a doenças como a lupus erithematosus, que provoca calvície. Cabelo de fumante, quando existe, é assim: quebradiço, sem brilho e, para completar, mau cheiroso.
2 - EMBAÇO- Quem consome mais de um maço por dia tem o dobro de chance de ter catarata, doença que deixa a visão nublada e, aos poucos, leva à cegueira.
3 - EMBALAGEM VENCIDA- O cigarro envelhece a pele, deixa-a seca e enrugada. Sua nicotina inibe a produção de colágeno, dificulta a assimilação de vitamina A, reduz a hidratação do corpo e retira proteínas que dão elasticidade à epiderme. Fumantes de 40 anos costumam ostentar rugas que só aparecem nos não-fumantes quando estão na casa dos 60.
4 - MONO- O fumo obstrui os vasos sangüíneos e reduz o fluxo de sangue para o ouvido. Por isso, o fumante começa a sofrer de perda de audição, em média, 16 anos antes dos outros, além de se tornar mais suscetível às infecções.
5 -INJEÇÃO DE ÂNIMO- Cigarro não provoca melanoma, um tipo de câncer de pele que pode ser fatal. Em compensação, aumenta o risco de morte em pessoas atingidas pela doença. Outro tumor maligno, conhecido como carcinoma, tem freqüência 50% maior entre fumantes.
6 - ÊXODO BUCAL- Fumar cigarro amarela os dentes e contribui para a formação de tártaro, o que provoca cáries. A probabilidade dos dentes de um fumante caírem é 150% maior que a de um não-fumante.
7 - ODOR FETIDO- A fumaça do cigarro irrita as glândulas salivares, que passam a produzir menos saliva, deixando a boca seca e com odor fétido.
8 - FORA DO AR- Além de câncer do pulmão, vários distúrbios respiratórios têm origem no hábito de fumar. Um desses males é o enfisema, que, em casos extremos, é resolvido através de uma operação conhecida como traqueotomia. Assim, o paciente pode respirar por um buraco aberto na garganta, na altura da traquéia como na figura ao lado. A bronquite é outra doença que ataca o fumante com sintomas típicos: acúmulo de catarro, tosse e dificuldade de respirar.
9 - NO OSSO- O monóxido de carbono exalado pela fumaça dos cigarros e dos automóveis diminui a oxigenação do sangue e reduz a densidade dos ossos, que passam a quebrar facilmente. Quem fuma um maço por dia está mais propenso a sofrer dores nas costas.
10 - HEARTBREAKER- Fumar dá taquicardia, eleva a pressão do sangue, aumenta o risco de hipertensão, pode causar o entupimento das artérias e levar ao enfarto.
11 - INVASÃO DE PRIVACIDADE- O cigarro diminui a resistência às bactérias que geram a úlcera de estômago. Se o paciente não parar de fumar, o tratamento será difícil e raramente levará à cura.
12 - DEDO AMARELO- O alcatrão mancha de amarelo os dedos e as unhas do fumante. Não adianta lavar com água e sabão - para limpá-los é preciso abdicar do cigarro.
13 - NUCA LESADA- Além de aumentar o risco de câncer cervical e uterino, o cigarro afeta a fertilidade feminina, gera complicações na gravidez e na hora do parto. Em mulheres com mais de 30 anos, fumar faz baixar os níveis de estrógeno, um hormônio importante na reprodução humana. Sua diminuição apressa a menopausa.
14 - FIM DE CARREIRA- Fumar reduz o número de espermatozóides ativos, diminui o fluxo sangüíneo para o pênis, pode afetar o desempenho sexual e causar impotência. O DNA do fumante também é danificado pelo cigarro: filhos de homens que consomem um maço por dia têm chance 42% maior de contrair algum câncer.
15 - TATUAGEM MAL FEITA- O corpo do fumante tem até três vezes mais chance de desenvolver psoríase, uma doença crônica que provoca escamas esbranquiçadas e manchas vermelhas na pele, principalmente nos joelhos e no couro cabeludo.
16 - ATÉ A ÚLTIMA PONTA- O hábito de fumar danifica as paredes dos vasos sangüíneos e dificulta o bombeamento de sangue até as extremidades do corpo, causando o Mal de Buerger. Há casos em que a má circulação provoca gangrena e obriga à amputação.
17 - MÚLTIPLA ESCOLHA- Pelo menos 60 substâncias presentes no cigarro são comprovadamente cancerígenas. As pessoas que fumam têm 22 vezes mais chance de contrair câncer no pulmão A, sem contar o risco de sofrer dessa doença no nariz B, língua C, boca, glândulas salivares e faringe, esôfago, rins , pênis, vagina, pâncreas e ânus.
Fonte: RIVISTA COLORS, edição 21, FUMARE. Itália.

Share/Bookmark

sexta-feira, 15 de abril de 2011

QUAL ADOÇANTE USAR?


Stévia e Sucralose são hoje os adoçantes que recomendo, abaixo segue os motivos:
A stévia é um pequeno arbusto perene que pertence à familia dos crisântemos e é nativa do Paraguai.
Esta planta tem uma extraordinária capacidade adoçante. Em sua forma natural é aproximadamente 10/15 vezes mais doce que o normal açúcar doméstico. Na sua forma mais comum de pó branco, extraído das folhas da planta, chega a ser até 400 vezes mais doce que o adoçante natural. Estas são as principais características desta planta:
- não causa diabete
- não contém calorias
- não altera o nível de açúcar no sangue
- não é tóxica
- inibe a formação da placa e da cárie dental
- não contém ingredientes artificiais
- pode ser usada para cozinhar, pode causar gosto residual amargo.

Em estudo há mais de 20 anos, a sucralose um derivado da cana de açúcar foi aprovada pelo FDA - Food and Drug Administration em todas as categorias (General Purpose), JECFA - Joint Expert Committee on Food Additivies e ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - a Sucralose é o único adoçante que pode ser utilizado sem restrições, inclusive por fenilcetonúricos, gestantes, crianças e diabéticos.
Os estudos têm demonstrado de maneira definitiva que a sucralose é inócua à saúde, mesmo a níveis de consumo muito superiores ao necessário para adoçar, não havendo nenhum tipo de restrição ao seu consumo. Os estudos indicam claramente que a sucralose adoça 600 vezes mais que o açúcar além de:
não possui calorias
não causa cáries
não tem efeito na secreção de insulina
não é tóxica


Quando for adquirir os produtos leia o rótulo e verifique se não é um adoçante misto, hoje em dia já existe uma mistura destas substâncias com outras nocivas à saúde.
Com relação a marca por questões éticas não posso citar, mas existe no mercado pelo menos tês marcas de adoçante com stévia e conheço apenas uma com sucralose, mas não será difícil encontrar.
Espero que possa a cada dia obter sucesso na retirada do açúcar afinal é um porduto nocivo à saúde.

Att.




Share/Bookmark

quinta-feira, 14 de abril de 2011

GERGELIM


O gergelim é  uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Seu país de origem é incerto, porém alguns estudos mostram sua localização entre Ásia e a África.Esta planta é cultivada desde a antiguidade. No Egito, por exemplo, no tempo dos faraós, o gergelim era utilizado para obtenção do óleo, os impérios entre os rios Tigre e Eufrates cultivavam comercialmente o gergelim e os orientais consideravam as sementes quase sagradas.
A semente chegou ao Brasil pelos portugueses no século XVI, daí foi sendo cultivado, tradicionalmente, como “cultura de fundo de quinta”. O grão era consumido em nível de fazendas, e havia raros excedentes para comercialização.
Como característica a planta atinge de 1,5 a 2m de altura. Suas flores são brancas, púrpura ou cor-de-rosa. Os frutos apresentam-se em formas umas cápsulas pubescentes contendo sementes achatadas chegando de 2 a 5 mm de comprimento, com normalmente em cor castanha, branca ou preta. Hoje a ciência já pode nos mostrar vários benefícios que a planta nos traz.

MAS DE QUE FORMA DEVEMOS CONSUMIR O GERGELIM?

A melhor forma de consumir a semente é na forma integral; crua e com casca.
O gergelim umedece e lubrifica os intestinos em função da presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sanguínea na parede intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorróidas.
Para as gestantes que apresentam prisão de ventre, o ideal é tomar suco desintoxicantes com gergelim para tratar este problema.

O QUE CONTÉM NA SEMENTE E QUE BENEFÍCIOS PROPORCIONA?

O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras. É indicado no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue). Além disso, o gergelim apresenta grande quantidade de cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo. Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B.

Alguns benefícios:

Fortalece os tendões e ossos;
Tonifica o fígado e os rins;
Tônico geral, principalmente após hemorragias;
Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo;
Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos;
Melhora a elasticidade da pele e desenvolve forte poder antioxidante nas células.

DE QUE FORMA A SEMENTE CONTRIBUI PARA A PERDA DE PESO?

O gergelim é ideal para quem procura boa forma ou mesmo uma dieta equilibrada, pois ele possui grande quantidade de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.
Ele tem o poder de aumentar a saciedade, pois apresenta uma casca rica em fibras, que leva mais tempo para ser quebrado e digerido pelo organismo, assim acaba estendendo o período de “sentir fome”. Além das proteínas que estão presentes na semente, onde também auxiliam neste processo e ainda previnem a flacidez.
O gergelim em si não é o responsável pelo emagrecimento, mas  as fibras insolúveis encontradas nele auxiliam na regulação do trato intestinal e saciedade.

QUAL SERIA A QUANTIDADE ADEQUADA PARA O CONSUMO?

Não há estudos suficientes para ter certeza da quantidade diária exata que devemos ingerir, porém alguns estudos mostram que a ingestão de 30g/dia já nos traz benefícios, como a redução do risco de diabetes e obesidade por exemplo.

CONSUMINDO PÃES OU BOLACHAS COM GERGELIM , POR EXEMPLO, CONSEGUIMOS O BENEFÍCIO DA SEMENTE?

O ideal é que a semente seja ingerida em sua forma integral, porém qualquer alimento que apresentar em sua composição o gergelim vai trazer benefícios ao nosso corpo. Hoje já podemos encontrar vários alimentos que o possui, mas também podemos inseri-lo em nossas receitas caseiras, levando um toque mais saboroso como ao arroz e saladas.



Share/Bookmark

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Grão-de-bico afasta a depressão

 

Essa leguminosa é rica em uma substância que ajuda você a sentir mais prazer e bem-estar. Conheça outros benefícios do grão-de-bico à saúde

Além de afastar a depressão, o
grão-de-bico também ajuda a
emagrecer

O grão-de-bico não é um alimento muito consumido no Brasil. O motivo é bem simples: ele custa cinco vezes mais do que o feijão, que é outro membro da família das leguminosas. Mas as vantagens valem o investimento. 

Dentro desse pequeno grão há uma boa dose de felicidade. Além de ser rico em nutrientes e fibras, ele ajuda a espantar a depressão. Conheça o poder do grão-de-bico e recheie a sua vida de bem-estar. 

Veja os 6 maiores benefícios do grão-de-bico à sua saúde


Mais nutritivo que o feijão

O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim.

Regula o intestino 
Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.

Previne doenças
O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.

Para diabéticos e anêmicos
Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.

Alimento da alegria
Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar).

Peso ideal
Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.

Share/Bookmark

Retarde o Envelhecimento


O envelhecimento é um declínio constante em muitos processos cognitivos ao longo da vida. A partir da idade de 30 anos ocorre uma aceleração deste processo. Nossas funções como memória, audição, visão, etc. sofrem grande degradação.

Uma das causas de envelhecimento em nível celular é a formação natural dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas orgânicas responsáveis pelo envelhecimento, dano tecidual e, possivelmente, algumas doenças. Essas moléculas são muito instáveis, portanto, eles buscam ligação com outras moléculas, perpetuando o processo prejudicial. Antioxidantes, presentes em muitos alimentos, são moléculas que impedem que radicais livres prejudiquem tecidos saudáveis. Algumas moléculas são instáveis. Eles não têm um número par de elétrons, então eles estão sempre à procura de um elétron para tornar-se estável. Fora do mundo, este é um processo normal, mas no corpo, pode resultar em danos desnecessários. Os radicais livres são "livres" porque flutuam até se estabilizar e "radical" no sentido de que há uma grande variedade de moléculas a partir da qual eles possam ter um elétron. No entanto, o prejuízo não pára por aí, a nova molécula, digamos um pedaço de uma parede celular, agora também apresenta falta de um elétron e formou-se um outro radical livre. Este efeito bola de neve pode causar estragos em tecido sadio.
Os radicais livres não devem ser considerados como elementos prejudiciais ao organismo humano. Ao contrário, eles são muito úteis e nosso organismo não vive sem eles, pois são indispensáveis às nossas defesas contra as infecções, por exemplo. O que deve ficar claro é que o excesso dessas substâncias no nosso corpo é tóxico, é prejudicial para nossa saúde.

O que contrabalança os efeitos dos radicais livres são os antioxidantes.

Antioxidantes são moléculas que defendem o corpo dos danos celulares causados pelos radicais livres bloqueando a reação em cadeia antes que moléculas vitais sejam prejudicadas. Os mais comumente reconhecidos são: vitamina E, beta-caroteno (um pré-cursor para a vitamina A) e vitamina C. O metal traço selênio é necessário para a função de um dos nossos antioxidantes enzimáticos, e é freqüentemente incluído nas listas de micronutrientes antioxidantes (isto é, as vitaminas)..
Visando retardar os efeitos do envelhecimento fazemos a proposta do mix antienvelhecimento, abaixo descrito, cujos ingredientes podem ser obtidos em qualquer loja de venda de produtos naturais.
MIX ANTIENVELHECIMENTO

 Semente de linhaça orgânica - 50g ( transformar as sementes de linhaça em farinha – bater no liquidificador)
 Farelo de aveia – 50 g
 Quinua em flocos – 50 g
 Gergelim - 50 g
.Farelo de arroz – 50g


Misturar tudo e colocar no pote de vidro e guardar na geladeira.
Utilizar 2 colheres sopa no desjejum e na ceia, misturado na fruta ou salada de frutas
Veja os benefícios dessa mistura:

Linhaça: rico em fibras, contribui para o funcionamento do intestino e perda de peso. É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular(melhora da pele, cabelo, etc.)
Gergelim: Alimento rico em fibras, contribui para o funcionamento do intestino, benefícios para memória, pele, redução do colesterol, melhora na libido e na disposição física, boa fonte de vitaminas do complexo b, cálcio, fósforo.
Farelo de aveia: concentra grandes quantidades de fibras solúveis, as beta-glucanas que traz o benefício de diminuir as taxas de colesterol do sangue, contribui para o funcionamento do intestino, para perda de peso. No farelo também se encontra o silício, nutriente responsável pela aparência saudável da pele, inclusive na redução da celulite.
 Quinua: Rica em aminoácidos essenciais, colabora na manutenção da massa muscular, rica em fibras, contribui para o funcionamento do intestino, na redução do colesterol e glicemia, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais presentes como vitamina B1, B2, B3, C, E, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês.

Farelo de arroz:
Rica em Gama-Oryzanol (está presente no óleo extraído do farelo de arroz), rico em antioxidante para redução do colesterol, ganho de vitalidade e massa muscular. Contém Magnésio, vitamina B, boa fonte de tiamina, riboflavina e niacina, fibras, potássio, fósforo, contribui para o funcionamento do intestino
Fonte: http://nutrirsaude.com.br/novo/index.php?pagina=envelhecimento

Share/Bookmark

Sou viciado em açúcar?


Vício, normalmente, inclui 3 passos. Primeiro, a pessoa aumenta o uso da substância. Depois, a pessoa sofre com algum sintoma, provocado pelo corpo humano, quando ela para de usar a substância, ou não a usa por um longo período de tempo. E por fim, o vício é comprovado quando a pessoa volta a usar a substância.
Viciados ou não, todos temos que avaliar a quantidade de açucar que ingerimos. A cada dia que passa, mais pesquisas comprovam o malefício do açúcar. Não só nutricionistas fazem as pesquisas, mas dentistas, médicos, químicos e até desportistas. Mas será que o açúcar é realmente um “vilão”?

“É melhor deixar em paz os doces. Deixai em paz aquelas sobremesas doces que são colocadas sobre a mesa. Não necessitais delas. Precisais de uma mente clara para pensar segundo a vontade de Deus.” Conselhos Sobre o Regieme Alimentar Pag. 328

Vícios normalmente trabalham no corpo humano da mesma maneira, não importa a substância. Por exemplo, drogas, álcool, cafeína e açúcar, todos causam dependência no cérebro pela substância, porque sem eles, o nível de serotonina no cérebro abaixa. A serotonina é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre as células do cérebro (neurônios). Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio que rodeia o ser humano, e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. Apesar de serem poucos os neurônios no nosso cérebro com capacidade para produzir e libertar serotonina, existe um grande número de células que detectam esse neurotransmissor. Desse modo, a serotonina desempenha um importante papel no funcionamento do nosso sistema nervoso e existem numerosas patologias relacionadas com alterações na atividade desse neurotransmissor. Substâncias viciosas, como o açúcar, aumentam o nível da serotonina por um curto período de tempo. Depois disso, o nível de serotonina abaixa drasticamente- na maioria das vezes muito abaixo do nível anterior ao ingerir a substância-deixando o usuário se sentindo “acabado”, cansado. Esse processo todo de aumentar e baixar o nível de serotonina faz as pessoas se sentirem, tristes, para baixo e depressivas.

“Açúcar não é bom para o estômago. Causa fermentação, e isto obscurece o cérebro e ocasiona mau humor.... O açúcar abarrota o organismo. Entrava o trabalho da máquina viva.”  Conselhos Sobre o Regieme Alimentar Pag. 327

Depois disso, o cérebro sente o baixo nível de serotonina e manda a mensagem “me alimente” para o sistema nervoso que quer mais dessa substância que fez o nível de serotonina subir, a substância viciosa. O viciado, então, ingere mais da substância, causando grande dano para o sitema endócrino, no qual inclui hormônios e neurotransmissores. Hormônios são responsáveis pelo funcionamento de órgãos e tecidos do corpo humano. Eles são distribuídos para os órgãos e tecidos, quando abusamos do açúcar, alguns hormônios são distribuidos mais devagar e outros mais rápidos. Então, o corpo fica confuso. Infelizmente, chega ao ponto aonde ingerir mais drogas, álcool, cafeína e açucar é uma “auto-medicação” do viciado para se sentir bem novamente.

Uma pesquisa feita no começo do ano 2001 pela Dr. Nicole Avena, pesquisadora da Princeton University, relatou que o vício ao açúcar é mais forte do que a cocaína. Ela viciou ratos por açúcar e cocaína, para a surpresa dela, quando os ratos foram colocados para escolher entre água com açúcar ou cacaína, 94% escolheram a água com açúcar.

“Especialmente nocivos são os cremes e pudins em que leite, ovos e açúcar são os principais elementos. Deve-se evitar o uso abundante de leite e açúcar juntos.” A Ciência do Bom Viver, pág. 302.

Mas será que sou viciado em açucar? Pense nisso: Você bebe uma, duas ou três latinhas de refrigerante por dia? Como você adoça o seu leite, suco ou outra bebida? Você usa açucar? E o doughnut pela manhã? Após a refeição salgada você precisa de alguma coisa doce? Os “snacks” qua você consome tem açúcar?  Se você consome um ou mais desses items, tem uma grande chance de você ser viciado e ainda não se apercebeu disso.

“É melhor deixar de lado as coisas doces. Deixem em paz os pratos de sobremesas doces colocados à mesa. Os irmãos, deles não necessitam. Precisam de mente clara para pensar segundo a direção de Deus. Cumpre-nos agora seguir os princípios da reforma de saúde.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar Pag.335

22 grandes razões para você eliminar o açúcar de sua dieta.
-O açúcar desregula o sistema imunológico.
- O açúcar destrói os mineiras e atrapalha sua comunicação com o corpo humano.
- O açúcar causa ansiedade e falta de concentração.
- O açúcar causa obesidade
- O açúcar pode levar ao alcoolismo.
- O açúcar pode causar artrite
- O açúcar causa problemas no coração
- O açúcar causa osteoporose.
- O açúcar causa alergias
- O açúcar contribui para diabetes
- O açúcar pode causar cataratas e miopía
- O açúcar causa dor de cabeça.
- O açúcar pode causar câncer em vários órgãos.
- O açúcar causa depressão
- O açúcar reduz a capacidade de apredizado
- O açúcar é intoxicante e causa fermentação, similar ao álcool
- O açúcar abaixa a estabilidade emocional
- O açúcar faz você querer comer mais do que o necessário
- O açúcar causa perda de memória
- O açúcar é um grande responsável por acnes
- O açúcar causa fatiga e nervosismo
- O açúcar causa inflamações

“O livre uso de açúcar em qualquer forma tende a obstruir o organismo, e não raro é causa de doença.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar Pag.197

Hoje você aprendeu o grande mal que o açúcar causa no nosso organismo. Depois de toda essa informação, como podemos continuar usando açúcar? Será que agradamos o nosso Deus criador, que fez o nosso corpo perfeito, quando ingerimos regularmente substâncias como essa? Eu particularmente acredito que a eliminação do açucar da nossa dieta é mais importante que a eliminação de carne e derivados, não que a eliminação de carnes e derivados seja de pouca importância, mas pelo mal que o açúcar faz, pelos meus estudos, são mais danosos ao nosso organismo do que a carne e derivados. E segundo Ellen G. White tembém. 

Tudo quanto embaraça o ativo funcionamento do maquinismo vivo, afeta diretamente o cérebro. E segundo a luz que me foi dada, o açúcar, quando usado abundantemente, é mais prejudicial do que a carne.” Testimonies, vol. 2, págs. 368-370.

O mais interessante de tudo é que estes textos em itálico, entre os parágrafos, foram escritos a mais de cem anos atrás e hoje em dia a medicina e as pesquisas mostram o malefício do açúcar sobre o organismo. Não tem como duvidar que foi uma revelação vinda de Deus.


No próximo post, vou falar sobre os tipos de açúcar e a diferença entre Glucose, Sucrose e Frutose.

Essa matéra foi baseada no livro “Suicide by Sugar- Nancy Appleton, Phd”

NA PRÁTICA!
Uma latinha de refrigerante contém 8 colheres de chá de açúcar(o pior e mais barato), que tal eliminarmos o refrigerante do nosso cardápio?
Clique na figura para aumentar.

http://reavivamentoereforma.blogspot.com/



Share/Bookmark

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os benefícios da Semente de Linhaça



 

 É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. 

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. 

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:

-- Rejuvenescedor
-- Baixa de peso
-- Auxilia no combate a anemia
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
-- Auxiliar no combate à acne.
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia 
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. 
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
-- Vitalidade Física
-- Sistema Digestivo
-- Sistema Nervoso
-- Doenças Inflamatórias
--Retenção de Líquidos
-- Sistema Imunológico
-- Sistema Cardiovascular
-- Funcionamento Intestinal
-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
-- Para combater a agressividade e a obesidade
-- Condições da Pele e do Cabelo

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça: 

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. 

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. 
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Vitalidade Física: 
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

Baixa de Peso:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida . 
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

Combate ao Cancer:
de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

Condições da Pele e do Cabelo:
 Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema . 
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. 
É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo.

Sistema Digestivo:
Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.
Lubrifica e regenera a flora intestinal . 
Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência.
Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.

Sistema Nervoso: 
É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. 
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta
(esquizofrenia). 
A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores
(reanimações naturais) .

Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. 
Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.

Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à
inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

Sistema Imunológico:
A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.

Sistema Cardiovascular:
 É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. 
É excelente para regular o colesterol ruim . 
O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.

Funcionamento Intestinal:
Para a melhora do funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.
Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas...

Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa:
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

Para combater a agressividade e a obesidade:
duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres.  
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) - 3 colheres de sopa de água 
Modo de preparo:
Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.

Modo de Usar na maioria dos casos: 

Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.

Fonte: Segs

Share/Bookmark

FARINHA DE MAÇÃ


A fibra de maçã contém pectina, que é classificada como uma fibra solúvel, encontrada na maioria das plantas e em maior concentração nas frutas cítricas e na maçã. Uma dieta contendo um alto teor de fibras favorece o controle do peso.

É regulador do peso, ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos ricos em gordura.

Melhora o metabolismo. Grande parte do acúmulo de gordura no organismo é resultado do metabolismo. agiliza e aumenta a eficiência do metabolismo eliminando o excesso de gordura que se acumula no corpo.
Melhora o colesterol e o funcionamento intestinal. Estas fibras absorvem água, contribuindo para melhorar o funcionamento dos intestinos, agregando também gordura e colesterol e promovendo a sua eliminação pelas fezes

Rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade, diminuindo o apetite; Rica em fibras que estimulam uma flora bacteriana saudável e auxiliam no tratamento da prisão de ventre e também no processo de desintoxicação; Auxilia na redução do colesterol e triglicerídeos, prevenindo doenças cardiovasculares; Combate azia; Auxilia contra insônia; Alimento energético, rico em carboidratos.

Sugestão de Uso: Ingerir de 15gr a 30gr ao dia (1 e ¹/² colher de sopa), uma ou duas vezes ao dia com salada de frutas, sopas ou batidas no liquidificador com frutas, iogurtes ou sucos.

 Obs: Gestantes, nutrizes e crianças devem consumir sob orientação de médico ou nutricionista

Fonte: Empório Natural




Share/Bookmark

FARINHA DE BETERRABA


DESCRIÇÃO:

A Farinha de Beterraba é rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Além de se sobressair por ser a farinha feita pelo o vegetal mais doce, destaca-se pela sua riqueza em ferro. Sua poderosa vitamina C é potencializada por sua ação antioxidante. Dentre os benefícios que traz ao organismo, é possível destacar: a recomendação para anêmicos por sua riqueza em Ferro, recomendado para quem tem dentes fracos ou gengivas inflamadas e também para aqueles que tem problemas intestinais, devido a seu efeito laxante. As pessoas com dentes fracos, atacados de piorréia, devem fazer uso pelo menos três vezes por semana. Também é um ótimo remédio para combater os desarranjos do baço e do fígado.
A Farinha de Beterraba é uma alternativa à farinha de trigo, pois não causa diferença nas preparações e ainda tem a vantagem de ser pouco calórica, além de não conter glúten e ser rica em fibras.

INDICAÇÃO:

Previne anemia, por ser uma excelente fonte de ferro, e de potássio e ácido fólico, uma substância fundamental para o bem estar e saúde de uma gestante e seu bebê durante a gravidez, fonte de fibras. Auxilia no bom funcionamento do intestino. Indicado para quem tem dentes fracos ou gengivas inflamadas.

SUGESTÃO DE USO: 
Recomenda-se ingerir duas colheres de sopa de farinha de beterraba, preferencialmente meia hora antes das refeições. Pode ser usada como alternativa à farinha de trigo no preparo de pães e massas, ou outros alimentos. Também pode ser usada em sucos, vitaminas e shakes.

Fonte: Chá & Cia

Share/Bookmark

FARINHA DE CENOURA


DESCRIÇÃO: 

A Farinha de Cenoura, por conter considerável quantidade de vitamina A, traz vários benefícios à saúde. Previne das doenças oculares, vitalizando e fortalecendo a retina, evita eczema, secura cutânea, erupções, acne, má formação das unhas, foliculites, cabelos quebradiços e ásperos. Protege das infecções pulmonares, brônquios, seios faciais, canais auditivos, boca, glândulas salivares, vagina. A Farinha de Cenoura favorece o crescimento e desenvolvimentos normais, fortalece contra a atrofia dos tecidos linfóides, a contagem diminuída dos linfócitos, a supressão da produção de anticorpos induzidos por imunização, às deficiências do sistema imunológico humoral e celular. Ainda aumenta a secreção do leite materno, é emenagoga (estimula a chegada da menstruação), tem ação sobre o crescimento. A Farinha de Cenoura é muito bom para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina, além da vitamina A, também as vitaminas B e C.A vitamina B beneficia o sistema nervoso, a C estimula as defesas orgânicas contra enfermidades. Na Farinha de cenoura, ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo. O iodo é primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.

 INDICAÇÃO:

 Ajuda a prevenir a cegueira noturna e catarata, atua no metabolismo das gorduras, ajuda a manter o nível normal de LDL, diminuindo o nível de colesterol no sangue, aumenta a imunidade, auxilia na proteção contra o câncer. Melhora a elasticidade da pele, prevenindo o envelhecimento precoce, melhora a aparência das unhas e cabelos e auxilia no bronzeamento da pele. Protege das infecções pulmonares, brônquios, seios faciais, canais auditivos, boca, glândulas salivares, vagina.

 SUGESTÃO DE USO:
 Use uma colher (sopa) no preparo dos sucos, chás, lanches, vitaminas e tortas. No café da manhã acrescentar nos cereais e frutas. Para um resultado satisfatório é recomendado o uso diário.

Fonte: Chá & Cia

Share/Bookmark

terça-feira, 5 de abril de 2011

FARINHA DE BANANA VERDE


Emagrece e reduz risco de diabetes

O amido resistente dessa fruta evita picos de glicose no seu sangue e traz saciedade

Farinha de banana verde evita acúmulo de gordura e picos de glicose no sangue

A farinha de banana verde é feita justamente com a fruta que ainda não amadureceu. Mas comer uma fruta verde não faz mal? No caso da banana, ela está cheia de benefícios e o principal deles é o tal do amido resistente. Por ser digerido apenas no intestino, e não no estômago, ele traz uma série de benefícios para o nosso organismo, como turbinar a imunidade, melhorar a digestão e até fazer bem aos índices glicêmicos.

A banana verde pode ter de 55 a 93% de seu amido na forma resistente, uma forma de carboidrato muito mais saudável para o organismo e responsável pela maior parte de seus benefícios à saúde, por ser digerido apenas no intestino delgado e não se converter em glicose que será liberada na corrente sanguínea. Além disso, ela apresenta menos sacarose, um tipo de açúcar natural da fruta.

Além disso, a banana verde tem menos calorias e carboidratos, como é possível verificar na tabela acima, o que ajuda a reverter o ganho de peso. E possui zero gorduras, o que permite a inclusão de outros alimentos com gorduras boas na refeição. Para completar, ela possui mais fibras do que a banana madura também, o que melhora também o trânsito intestinal.

A farinha mantém os principais nutrientes da banana verde, mas não se sabe ao certo o quanto ela conserva do aminoácido triptofano, por exemplo, precursor da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

Além do amido resistente, uma das vantagens da farinha de banana verde são suas fibras. A quantidade recomendada diária de ingestão desse nutriente é de 25 gramas. Duas colheres de sopa de farinha de banana verde (ou 30 gramas), a quantidade diária recomendada, contêm 2,66 gramas de fibras, ou seja, 10% do que você precisa consumir no dia.

Veja qual porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes a porção dessa farinha traz:    

10% de fibra
8% de fósforo
7% de carboidrato
6% de ferro
5% de cálcio
3% de magnésio
2% de manganês
1% de proteína.

Benefícios da farinha de banana verde

A banana verde é rica em amido resistente, importante para a nossa saúde.

Ajuda a emagrecer: A banana verde e sua farinha são ricas no tal do amido resistente, e é justamente esse composto que ajuda a controlar a fome. Isso porque eles retardam o processo de digestão, pois sua estrutura cristalina torna sua digestibilidade mais difícil. Dessa forma, ele fica mais tempo pelo estômago, melhorando a saciedade e reduzindo o consumo de alimentos nas refeições seguintes. O que ajuda a reduzir aquela fome que aparece fora de hora, auxiliando o emagrecimento.

Reduz a produção de insulina: Esse é o hormônio que coloca o açúcar para dentro das células. Portanto, quanto mais glicose for liberada na digestão feita estômago, maior a produção dessa substância no organismo. Mas o amido resistente tem uma função semelhante a das fibras, segurando a absorção desse nutriente, e evitando picos glicêmicos. Por isso, ela é considerada um alimento de baixo índice glicêmico.

Mas por que é bom reduzir a produção da insulina? O problema é que quando ela começa a ficar em alta no corpo constantemente, alguns órgãos começam a se tornar tolerantes a ela, sendo preciso cada vez mais para cumprir a mesma função, gerando o quadro de resistência a insulina, que se não for combatido, pode evoluir para o diabetes tipo 2. Como se não bastasse, a simples presença da insulina em altas quantidades no nosso corpo nos faz depositar a gordura no tecido adiposo, ou seja, aumenta a "massa gorda".

Melhora o funcionamento do intestino: O amido resistente também guarda semelhanças com as fibras nesse aspecto, ele não é digerido no estômago, apenas no intestino delgado. Assim, ele atua no processo fermentativo no cólon, através da ação das bactérias probióticas da microbiota intestinal (flora intestinal). No saldo final, isso ajuda o desenvolvimento dessas bactérias do bem, em detrimento dos micro-organismo presentes no intestino que fazem mal para nossa saúde. Como resultado, temos uma melhor absorção de nutrientes, o que dá ao corpo tudo que ele precisa para funcionar de forma correta.

Evita constipações: Esse efeito positivo no intestino também melhora o trânsito intestinal, o que é acentuado pela presença de fibras.

Reforça a imunidade: No intestino são produzidas cerca de 60% das imunoglobinas, células de defesa do nosso corpo. Portanto, quando o órgão está funcionando bem, nosso corpo fica mais protegido. Além disso, estudos mostram que o consumo de farinha de banana verde pode levar a produção de ácidos graxos de cadeia curta no intestino. Quando eles estão em falta, fica mais fácil para as bactérias nocivas da microbiota intestinal se deslocarem para a corrente sanguínea, aumentando a chance de infecções pelo corpo.

Diminui o colesterol: Assim como a glicose demora mais para ser enviada para a corrente sanguínea, o mesmo ocorre com o colesterol. Além disso, aqueles ácidos graxos de cadeia curta são responsáveis pela redução da absorção do colesterol no intestino. O resultado é que há uma redução do LDL (colesterol ruim). Quem sai ganhando com isso é a nossa saúde, já que o LDL em excesso pode acarretar no acúmulo de placas de gordura nas artérias do corpo, entupindo-as, um quadro chamado aterosclerose. Isso aumenta a chances de infarto ou de AVC, se o bloqueio ocorrer perto do coração ou do cérebro.

Quantidade recomendada de farinha de banana verde

Os especialistas indicam a ingestão de até duas colheres de sopa ao dia da farinha, o que equivale a 30 gramas do alimento.

Como consumir a farinha de banana verde

O ideal é consumir essa farinha com outros alimentos. Ela pode ser misturada a sucos, vitaminas e sopas, consumida com frutas, ou integrar massas de tortas e bolos.
A maior parte das farinhas funcionais não contém tabela nutricional oficial, portanto não é possível comparar a farinha de banana verde com elas. Porém, as quantidades de nutrientes deste alimento pode ser comparada com outros tipos:

Compare a farinha de banana verde com outros alimentos

A banana verde é o alimento com mais amido resistente. Para ter uma comparação, uma colher de arroz de ervilha cozida (equivalente a 60 gramas) tem 1,2 gramas desse nutriente, enquanto 30 g de farinha de banana nanica verde tem 7 g de amido, ou seja, quase 6 vezes mais. Uma fatia de 30 g de pão integral, por sua vez, tem 0,37 g de amido resistente, ou seja, a farinha tem quase 18 vezes mais desse nutriente.
Quando falamos em fibras, a farinha de banana verde tem um número equivalente a alguns grãos. 30 gramas desse item têm 2,66 g de fibras, contra 2,73 g presentes em 30 g de aveia. Portanto, eis uma boa forma de aliar esse componente à dieta.

Contraindicações
Não existe contraindicação ao consumo dessa farinha, a não ser que se tenha alergia a algum componente da banana.

Riscos
A farinha de banana verde é um alimento fonte de carboidrato, portanto, em excesso pode levar ao excesso de peso e acumulo de gordura. Além disso, o excesso de fibras e amido resistente pode levar a constipação.

Sete benefícios da farinha de banana verde para a saúde
Alimento dá uma força na dieta e previne doenças cardiovasculares

Controla e previne o diabetes

De acordo com o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, a farinha de banana verde é uma aliada para pessoas com diabetes por ser um alimento de baixo índice glicêmico. "Isso significa que a quantidade de glicose que esse alimento libera no sangue ao ser digerido ocorre de forma lenta e gradual, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados", explica. Por conta disso, o organismo preciso liberar uma quantidade menor de insulina para que a glicose seja corretamente absorvida pelas células, contribuindo para a prevenção do diabetes e ajudando no controle de quem já possui.

Melhora o trânsito intestinal

Pelo fato de ser digerida apenas no intestino delgado, o amido resistente da farinha é suscetível à fermentação pelas bactérias do colón. "Esta fermentação resulta na formação de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que possuem um papel muito importante na nutrição das células intestinais", afirma o nutricionista Israel. Dessa forma, a farinha de banana verde estimula o desenvolvimento da flora intestinal, melhorando o seu funcionamento, ajudando na digestão e prevenindo problemas como prisão de ventre.

Ajuda a evitar câncer de intestino

O amido resistente presente na farinha de banana verde é digerido pelo nosso corpo como uma fibra insolúvel, e como tal auxilia no trânsito intestinal. "Ao melhorar o funcionamento do intestino, também atuamos no tratamento e prevenção de quadros como diarreia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino", afirma o nutricionista Israel.

Dá saciedade

"Por atuar como uma fibra, o amido resistente atrasa o tempo de absorção dos nutrientes pelas células intestinais, o que traz uma maior sensação de saciedade", explica o nutricionista Ricardo Zanuto, de São Paulo. Para quem está de dieta, a farinha de banana pode ser uma aliada, já que essa saciedade adia a fome e evita os lanches fora de hora.

Fortalece a imunidade

Pouca gente sabe, mas uma flora intestinal funcionando tem um importante papel na prevenção de doenças. De acordo com a nutricionista Cristina Grandjean, do Spa Fazenda Igaratá, em São Paulo, ao estimular o crescimento da flora intestinal benéfica, você intensifica sua capacidade de combater bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação. "O amido resistente serve como alimento para as bactérias do intestino, que dessa forma se reproduzem com mais facilidade e ajudam a estimular o sistema imunológico."

Reduz os níveis de colesterol

Para entender o mecanismo de ação da farinha de banana verde na redução do colesterol, primeiro é preciso saber que muito do colesterol presente em nosso corpo é produzido pelo próprio fígado, para ajudar na digestão de gorduras. "Depois de ser usado na digestão dos alimentos, ele volta para o fígado, onde deve ser reabsorvido para produzir uma nova bile", explica o nutricionista Israel. Se a flora intestinal não estiver funcionando como deveria, o colesterol não é absorvido e vai para a corrente sanguínea, elevando os níveis da substância no sangue. "A farinha de banana verde reduz a produção de colesterol pelo fígado e ainda auxilia na sua eliminação, impedindo que ele se acumule no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares."

Alivia os sintomas da TPM

A banana é rica em vitamina B6 e triptofano, substâncias necessárias na síntese de serotonina, um neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. "Por conta disso e do seu teor de fibras, a farinha de banana melhora o humor e ajuda a diminuir ou até eliminar o inchaço e as cólicas", explica a nutricionista Cristina.

Ajuda na prevenção da osteoporose

O amido resistente da farinha diminui o pH intestinal quando digerido, favorecendo a absorção de alguns nutrientes, entre eles o cálcio. "Se aliarmos o consumo adequado de fibras e cálcio, facilitaremos a absorção desse nutriente, contribuindo para a prevenção da osteoporose", diz o nutricionista Israel. "Além disso, a banana é rica em fósforo, um mineral importante para a formação da matriz óssea que, consequentemente, auxilia no fortalecimento dos ossos", completa Ricardo Zanuto.

Minha Vida


Share/Bookmark

FARINHA DE MARACUJÁ


Ela tira a fome e elimina a gordura do corpo sem precisar fazer exercício físico.

Maracujá, bloqueador natural de gordura:

Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso.

A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta.

A poderosa farinha de maracujá:

A sua farinha também possui essa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida.

A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

A farinha de maracujá é fonte de diversas vitaminas e minerais.

"Uma delas é a niacina (vitamina B3), que atua na produção de hormônios, melhorando os sintomas da ansiedade e protegendo as paredes do estômago", diz Maria Fernanda.

Também estão presentes no alimento o ferro, que combate a anemia, o cálcio que favorece a contração muscular e o fósforo, que fortalece os ossos e atua na manutenção da memória.

Esta farinha também é rica em uma fibra solúvel chamada pectina, que prolonga a sensação de saciedade e ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Menos toxinas:

Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.

Nutrientes extras:

A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.
·        Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
·        Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
·        Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
·        Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.

Sugestão de uso:
Para diminuir o apetite e ativar a maior queima de gordura, misturar uma colher de sopa meia hora antes das refeições em água, sucos, sopas ou vitaminas.
Para um melhor resultado é indicado o uso diário.

Farinhas

Share/Bookmark